A Prefeitura de Curitiba acolheu, na noite de sábado (25), 1328 pessoas em situação de rua. A temperatura mínima registrada foi de 9ºC. A garoa e o vento davam sensação térmica de 7°C, o que exigiu o reforço do atendimento durante a noite.
Das 18h a 1h, a Fundação de Ação Social (FAS) intensificou o serviço de abordagem social para ofertar acolhimento antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas. A ação reforçou o trabalho que já é feito 24h por dia, em toda a cidade.
A medida faz parte da Operação Inverno 2024, iniciada em 15 de maio e que continuará até 30 de novembro.
Abrigos e serviços
Durante a última noite, as equipes da FAS realizaram 186 abordagens sociais, sendo que 88 delas foram feitas com base em solicitações que chegaram pela Central 156. Em 20 casos, as equipes estiveram no endereço indicado, mas já não havia mais ninguém no local.
Apesar do frio, apenas 451 pessoas aceitaram seguir para as unidades de acolhimento do município, onde podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e dormir protegidas. Outras 110 pessoas preferiram ficar na rua e uma decidiu retornar para a família depois de ser orientada pelos educadores sociais.
Para as pessoas que recusaram atendimento e estavam com pouco agasalho, as equipes da FAS entregaram 53 cobertores para que pudessem se proteger. “Nosso objetivo é proteger quem está desabrigado e evitar o risco de hipotermia”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Kelly Puchetti, explica que
Por estarem debilitadas, 4 pessoas abordadas precisaram de atendimento de saúde, uma foi socorrida pelo SAMU e outras 3 foram levadas pelas equipes para atendimento médico
Os acolhidos foram atendidos em casas de passagem, onde podem chegar espontaneamente ou levados pelas equipes. Os demais já são usuários de hotéis sociais, unidades de acolhimento institucional e uma república do município.
Ação intensificada continua
Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá a ação intensificada neste domingo (26).
A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.
A FAS conta atualmente com 1.534 vagas de acolhimento em 31 unidades, próprias e parceiras. O número pode ser ampliado, de acordo com a necessidade.
Fonte da Máteria: www.bandab.com.br