Jesús Tarriba é o segundo marido da nova presidente e foi seu namorado na época da faculdade. Claudia Sheinbaum foi eleita a nova presidente do México nesta segunda (3), segundo projeções. Claudia Sheinbaum, nova presidente do México eleita nesta segunda (3), e o primeiro-cavalheiro, Jesús Tarriba.
Reprodução/redes sociais
A eleição de Claudia Sheinbaum no México transformará Jesús Tarriba —um ex-namorado dos tempos de faculdade com quem ela recentemente se casou— em “primeiro-cavalheiro” do país.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Tarriba foi um dos primeiros a receber agradecimento público de Sheinbaum após a eleição. “Obrigado, Jesús, meu marido, por me acompanhar sempre”, disse a presidente eleita nas redes sociais.
Claudia teve sua vitória indicada nesta segunda-feira (3) pelas projeções da contagem preliminar dos votos pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país. Com 77% das urnas apuradas, Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos na contagem do INE. Na sequência, a opositora Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,6% e 28,6%, ainda de acordo com a projeção.
Ela tomará posse em 1º de outubro, sucedendo a Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, que a apoiou.
Claudia e Jesús se conheceram na faculdade e namoraram durante um período na época. No entanto, Jesús é o segundo marido de Sheinbaum. Depois de anos distantes, eles se reencontraram pelo Facebook em 2016, e se casaram em novembro de 2023.
Na época que Claudia e Jesús retomaram o contato, Sheinbaum estava divorciada há sete meses de seu primeiro marido, Carlos Ímaz, com quem teve um filho.
México elege primeira mulher presidente do país
Quem é Jesús Tarriba, novo ‘primeiro-damo’ do México
Nascido em 1º de setembro de 1962, Jesús María Tarriba Unger tem 61 anos, tal como Sheinbaum, e é físico formado pela Unam.
Jesús Tarriba estudou Física na Unam de 1982 a 1987 e tornou-se especialista em modelos de risco financeiro para o Banco do México (Banxico) em 2017.
Tarriba atuou como analista quantitativo no Banamex de 1994 a 1997 e depois ocupou cargos de destaque no Santander, onde também foi analista e chefe de modelos de risco durante 16 anos.
Sua dedicação e excelência acadêmica foram reconhecidas em 1994 com o prêmio Weizmann de ciências exatas pela melhor tese de doutorado, concedido pela Academia Mexicana de Ciências.
Claudia Sheinbaum em 29 de maio de 2024
Ulises Ruiz / AFP
Fonte da Máteria: g1.globo.com