Para evitar a propagação do incêndio, os produtores também construíram aceiros próximos às rodovias, os principais pontos de risco. Pequenas propriedades se unem para evitar incêndios florestais
Reprodução/TV TEM
Na região de Sorocaba (SP), pequenos produtores rurais se uniram para evitar incêndios florestais e preservar o meio ambiente.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os produtores foram treinados e mantém grupos de alerta para possíveis focos de incêndio. “Somos voluntários, todo mundo passa por um treinamento, cada brigada tem um líder que auxilia se houver necessidade de recuar por causa do fogo muito alto e se reagrupa para ver a melhor forma de combate”, conta Aldo José Nunes, proprietário rural.,
Para o capitão da Polícia Militar Ambiental, José Augusto Bravo, o projeto é essencial para a preservação ambiental. “É muito importante que a população colabore com os órgãos de fiscalização, especialmente conosco da Polícia Militar Ambiental. E primordial que o cidadão, assim que ele veja um foco de incêndio, entre em contato com uma unidade da polícia ou através do 190, para que todos os órgãos de combate sejam acionados.”
Para evitar a propagação do incêndio, os produtores também construíram aceiros próximos às rodovias, os principais pontos de risco.
O esforço tem rendido ótimos resultados. Espécies raras estão sendo encontradas. Um dos exemplos é a águia cinzenta, espécie que está ameaçada de extinção.
“Quando encontramos ela foi maravilhoso, uma alegria daquelas que para qualquer observador de ave é indescritível”, conta Aldo.
Veja a reportagem exibida no programa em 16/06/2024:
Pequenas propriedades se unem para evitar incêndios florestais
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Fonte da Máteria: g1.globo.com