Uma nova ferramenta do app consegue identificar e agrupar imagens semelhantes para simplificar a organização da galeria e ajudar a economizar espaço de armazenamento. Google Fotos agrupa fotos semelhantes
Divulgação
É raro a foto perfeita sair logo de primeira. Na maioria das vezes, são várias tentativas até alguma ficar boa, o que faz com que, no fim, você acumule um número grande de imagens semelhantes na galeria.
Para organizar essas imagens, o Google Fotos criou um recurso capaz de encontrar automaticamente arquivos assim e agrupá-los – podendo até ajudar a liberar espaço de armazenamento na sua biblioteca.
A ferramenta, batizada de Photo Stacks (ou Fotos Semelhantes, em português), foi lançada em novembro do ano passado na plataforma e chegou ao Brasil nos últimos meses. Para utilizar, é preciso estar com a versão mais atualizada do aplicativo.
Depois, é necessário ativar a opção “Empilhar fotos semelhantes”. A partir disso, o próprio app vai selecionar a melhor foto para ser uma espécie de “capa” para um grupo de imagens parecidas. Os arquivos ficam disponíveis para serem acessados, como em uma pasta.
Tudo é feito com ajuda de inteligência artificial, mas você pode selecionar manualmente sua própria foto como escolha principal, e também pode desativar a opção de empilhar fotos para ver tudo na galeria.
Uma das vantagens de ter as imagens semelhantes empilhadas é que fica mais fácil visualizar e excluir as que não ficaram boas, já que elas estarão todas organizadas juntas, economizando espaço de armazenamento.
Como identificar imagens semelhantes automaticamente
Abra o aplicativo Google Fotos;
Toque no ícone do seu perfil e selecione “Configurações”;
Escolha “Preferências”;
Ative a opção “Empilhar fotos semelhantes”.
Se você ativou o recurso, mas mesmo assim não consegue encontrar os grupos na biblioteca, verifique se você ativou o backup. Essa ferramenta só está disponível para fotos armazenadas em backup.
Ao fazer isso, aguarde um pouco para conferir se as imagens foram agrupadas, pois o processo demora um pouco.
Importante: a tecnologia de agrupamento não funciona em casos de imagens duplicadas, que pode acontecer quando uma imagem é editada ou há o upload da mesma foto em datas diferentes. Nesses casos, a identificação precisa ser feita manualmente.
Leia também:
Como descobrir o que o Google sabe sobre você
Trocou de celular? Saiba como não perder suas mensagens de WhatsApp
Como um emoji é criado? Sabia que você pode sugerir um? Veja os critérios e o que fazer
Google Maps ganha recurso para pesquisar pontos de doação de alimentos
Google Maps ganha recurso para pesquisar pontos de doação de alimentos em todo o Brasil
Fonte da Máteria: g1.globo.com