Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Zezé Motta canta Caetano no encerramento do II Festival da Palavra de Curitiba – Prefeitura de Curitiba

A cantora Zezé Motta apresenta neste sábado (22/6), às 21h, no Canal da Música, o show Coração Vagabundo – Zezé canta Caetano, interpretando 22 obras de um dos maiores compositores da música popular brasileira. O show marca o encerramento do II Festival da Palavra e anuncia outro grande evento da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, a 41ª Oficina de Música de Curitiba – edição de inverno.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no Guia Curitiba.

Com uma carreira de mais de 50 anos na televisão, no cinema e na música, Zezé Motta já gravou discos e estreou shows homenageando seus compositores favoritos. Caetano Veloso tem mais de 60 discos gravados e centenas de composições. Algumas de suas obras foram gravadas pela primeira vez por Zezé Motta, como Pecado Original e Miragem de Carnaval, escritas por Caetano originalmente para a cantora.

O show que Zezé apresenta em Curitiba é uma releitura do espetáculo que estreou nos anos 1990, com uma roupagem de voz e piano, criando um cenário mais intimista e ao mesmo tempo caloroso. Músicas como Luz do Sol, O Ciúme, Odara, Esse Cara, Sampa e Tigresa fazem parte do repertório.

Múltiplos talentos

A atriz e cantora, de 76 anos, tem mais de 50 anos de carreira na música, no teatro, no cinema e na televisão. Com o Teatro de Arena, nos anos 1960, encenou o clássico “Arena Conta Zumbi”, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, com turnê pelos Estados Unidos, México, Peru e Argentina. Na televisão atuou em 35 novelas e no cinema foram 45 longas-metragens.

Um de seus papéis de maior sucesso foi Xica da Silva, com o qual recebeu o Troféu Oscarito, destinado a grandes atores do cinema brasileiro. Sob a direção de Cacá Diegues, atuou em Quilombo (1984), Dias Melhores Virão (1990), Tieta (1996) e Orfeu (1999). Trabalhou também com Hugo Carvana, Nelson Pereira dos Santos, Sérgio Bianchi, Paulo César Saraceni e outros. Foi várias vezes homenageada em festivais de cinema e foi também três vezes enredo de escola de samba do Rio de Janeiro.

Tem 14 discos gravados. Apresentou-se, representando o Brasil, a convite do Itamaraty, em Hannover (Alemanha), no Carnegie Hall de Nova York (EUA), França, Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. Seja qual for a área, Zezé Motta rompe barreiras e coloca no centro da cena artística nacional as múltiplas dimensões do protagonismo feminino e negro.

Transição

O show de Zezé Motta encerra a programação do II Festival da Palavra de Curitiba, evento literário que reúne até sábado (22/6) cerca de 50 escritores do Brasil e exterior e mais de 150 autores curitibanos, em palestras, oficinas, bate-papos, performances e shows.

A cena literária abre espaço agora para a música. A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba promovem de 21 a 30 de junho a edição de inverno da 41ª Oficina de Música de Curitiba, que terá igualmente uma extensa programação de concertos e shows, além de cursos. Zezé Motta é a primeira atração de música popular brasileira, que terá outros grandes nomes: Sandra Sá, Sidney Magal, Kleiton e Kledir, e as bandas Jovem Dionísio e Blindagem. O cantor Edson Cordeiro faz o concerto de abertura com a Camerata Antiqua de Curitiba.

Serviço

II Festival da Palavra de Curitiba
Show Coração Vagabundo – Zezé canta Caetano, com Zezé Motta
Sábado (22/6), às 21h 
Canal da Música ( R. Júlio Perneta, 695 – Mercês)
Gratuito – Ingressos pelo Guia Curitiba

Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br