Curitiba tem muito a comemorar nesta sexta-feira (21/6), Dia Mundial do Skate. A Prefeitura está com o maior programa de reformas e revitalização já feito nas 35 pistas públicas de skate da cidade, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Nunca na história da capital paranaense os skatistas encontraram pistas com o nível de qualidade das que já passaram pelas obras recentes.
Agora em junho, a primeira pista pública e mais icônica de Curitiba passa por esse trabalho de revitalização. Veja aqui o endereço de todas as pistas públicas de Curitiba.
- Praça e Pista de Skate do Gaúcho começam a ser preparadas para as obras de revitalização da Prefeitura de Curitiba
- Sítio Cercado ganha uma das melhores pistas de skate de Curitiba, com obstáculos inéditos
- Pela 4ª vez consecutiva, Curitiba está entre as 7 comunidades mais inteligentes do mundo
- Caminhões elétricos da Volvo e da JAC Motors são testados na coleta de resíduos de Curitiba
Em breve, os skatistas vão encontrar um piso novo e revitalizado para praticar o surf skate (modalidade de fluir pelas transições, explorando os ângulos) na Pista de Skate do Gaúcho, que fica na Praça do Redentor, no São Francisco. A Prefeitura de Curitiba está com obras simultâneas de revitalização tanto na praça quanto na pista.
Todas as reformas das pistas de skate são coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e acompanhadas de perto pela empresa dos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila), um dos primeiros atletas a andar de skate em Curitiba, nos anos 1970, e ajudar a cidade a se transformar numa potência do esporte.
“Nós estamos reformando todas as pistas da cidade porque acreditamos na força do esporte como meio de transformação social e de bem-estar. O skate faz parte da vibração positiva que nós queremos para a nossa Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
“Nós estamos reformando todas as pistas da cidade porque acreditamos na força do esporte como meio de transformação social e de bem-estar. O skate faz parte da vibração positiva que nós queremos para a nossa Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Qualidade internacional
A Pista de Skate do Gaúcho vai receber um novo piso, agora em concreto polido, mais durável e mais liso. Este tipo de piso foi usado em todas as reformas recentes de pistas de skate que a Prefeitura fez até agora. É a superfície mais atual e moderna para a prática do skate, o mesmo tipo de piso é usado em todos os grandes eventos internacionais de skate, como nas pistas dos X-Games e das Olimpíadas, por exemplo.
A Pista do Gaúcho é uma das mais queridas na cidade entre os skatistas. Ela existe desde 1974 e a última grande reforma feita pela Prefeitura no local foi em 2009. A atual reforma também vai colocar um novo sistema de segurança com guarda-corpo em volta da pista, para evitar acidentes com os skates saindo para fora da área.
O traçado da pista será mantido com a forma original, para que os skatistas continuem “surfando” pelas curvas que lembram ondas do mar e sigam no fluxo (flow) das voltas.
Outra pista de skate que está sendo reformada pela Prefeitura fica na CIC, a Pista de Skate Mané Garrincha 1, na Rua Ursulina Visinoni, 500, no Parque Mané Garrincha.
Pista renovada no Xaxim
A última pista reformada e entregue pela Prefeitura de Curitiba é a Pista de Skate Vila São Pedro, na Praça Nelson Satenarski Monteiro, no Xaxim. O skatista Bruno Canha, 32 anos, aprovou a nova miniramp para treinar e levar o filho Cauã, de 2 anos, para brincar.
“Com a melhoria da pista, mais pessoas estão vindo andar. Aqui o rolê é mais hard, este tipo de pista exige mais técnica”, afirmou Canha, ao lado da esposa Luana Zananotto, 29. “O nível das pistas de skate de Curitiba está bem profissional. Trago meu filho Cauã duas vezes por semana para incentivá-lo a andar de skate e também ando lá na pista do Ambiental, lá ficou show a reforma.”
A família mora no Capão Raso e sempre vai até a praça aproveitar as áreas de lazer da Prefeitura. A miniramp da Vila São Pedro ficou com 1,85 metro de altura e com um raio de 2,25 metros.
“Com essas reformas, a Prefeitura está incentivando muito o skate na cidade. Aqui no Xaxim tem vários atletas feras demais que usam a pista. A noite aqui vem uma galera ‘braba’ demais no skate, andam demais”, disse Bruno Canha.
“Com essas reformas, a Prefeitura está incentivando muito o skate na cidade. Aqui no Xaxim tem vários atletas feras demais que usam a pista. A noite aqui vem uma galera ‘braba’ demais no skate, andam demais”, disse Bruno Canha.
O skatista também elogiou as reformas das pistas da Praça Soldado Wagner, no Tatuquara, e a do Jardim Ambiental, no Alto da XV.
Todas as reformas feitas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente nas pistas de skate atendem a várias demandas de skatistas feitas pelo Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba.
Já foram concluídas as reformas nas pistas Vila São Pedro, no Xaxim; Parigot de Souza, no Sítio Cercado; da Praça São Marcos, em Santa Felicidade; do Jardim Ambiental, no Alto da XV; do Centro Social Avelino Vieira, no Bacacheri; da Praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto; da Praça Antônio Sebastião da Cunha Gebran, na CIC; da Praça Marco Aurélio Malucelli, no Bosque Saturno; e da Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br