Nesta quinta-feira (27/6), Curitiba deu início ao 1º Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano, evento que vai até amanhã (28/7) no Salão de Atos e Complexo do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) do Parque Barigui.
- Educação integral e de qualidade garante a Curitiba o título de capital mais igualitária do Brasil
- Prefeito entrega a 171ª horta de Curitiba em escola municipal
- Greca acompanha o trabalho do maior centro de atendimento a pessoas em situação de rua de Curitiba
Durante a abertura, o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, enfatizou a importância do fórum. “Hoje é um dia muito especial. É o momento de discutirmos as particularidades e desafios das regiões metropolitanas, sociais e econômicos. Pessoas que precisam de alimento, de água e de deslocamento. Por isso, temos aqui vários painéis que discutirão temas muito importantes”, disse o secretário.
Alexandre Matschinske, presidente do Imap, destacou a relevância da integração municipal. “Este fórum e a feira Pró-Metrópole mostram a importância do trabalho integrado entre os municípios. Hoje, todos os municípios estão se apresentando aqui, evidenciando o crescimento de nosso Paraná, da região metropolitana e de Curitiba. Que este fórum seja produtivo e que possamos levar esse conhecimento para nossas cidades”, reforçou Matschinske.
Fórum
Organizado pela Prefeitura de Curitiba, Pró-Metrópole e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), o 1º Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano reúne especialistas e gestores públicos para discutir temas cruciais para o desenvolvimento das regiões metropolitanas e discutir desafios e soluções para cidades inteligentes, igualitárias e resilientes.
O evento aborda temas cruciais como sustentabilidade, mobilidade, planejamento, desenvolvimento e turismo, inovação, governança, resiliência climática e segurança hídrica e alimentar.
A programação inclui também visitas técnicas a equipamentos e programas de Curitiba. Paralelamente ao fórum, ocorre a Feira Pró-Metrópole, com exposições sobre turismo e vocações econômicas dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Presenças
A abertura do Fórum contou com a presença de diversas autoridades, incluindo: o deputado federal Toninho Wandscheer; a secretária de Estado das Cidades do Paraná, Camila Mileke Scucato; os prefeitos da Região Metropolitana: Marcos Antônio Zanetti (Balsa Nova), James Karson Valério (Rio Negro), Everton Vizentin (Campo do Tenente), Mauricio Rivabem (Campo Largo) e Nina Singer (São José dos Pinhais).
Também acompanharam o evento os secretários municipais Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Maria Sílvia Bacila (Educação) e Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito); os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, e da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Elenice Malzoni; e os vereadores Marcelo Fachinello (presidente da Câmara Municipal), Osias Moraes e Mauro Bobato.
Programação:
Quinta-feira (27/6)
Painel 1: Segurança Alimentar e Nutricional
– Participantes: Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Central de Abastecimento do Paraná (CEASA) e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Painel 2: Segurança Hídrica e Sustentabilidade
Participantes: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais e Agência Nacional das Águas.
Painel 3: Planejamento Urbano e Metropolitano
Participantes: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria das Cidades do Governo do Paraná, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades.
Painel 4: Inovação
Participantes: Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (Vale do Pinhão), Agência USP de Inovação (Auspin), Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs), Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (Imap).
Sexta-feira (28/7)
Painel 5: Turismo e Desenvolvimento Econômico
Participantes: Sebrae-PR, Viaje Paraná (Governo do Estado), Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Ministério do Turismo (Governo Federal).
Palestra Destaque: Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes
Participante: C40 Cities.
Painel 6: Governança
Participantes: Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Programa Paraná Produtivo (Governo do Estado).
Saídas a campo – visitas técnicas
Grupo 1 – Segurança Alimentar: Fazenda Urbana, Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola e horta Comunitária Moradias Marumbi.
Grupo 2 – Planejamento Urbano: Hipervisor Urbano, Muralha Digital, Farol do Saber e Memorial Paranista.
Grupo 3 – Sustentabilidade: Pirâmide Solar do Caximba.
Grupo 4 – Inovação: Estação Prisma Solar e Vale do Pinhão.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br