Esta quinta-feira (27/6) é a vez dos moradores das regionais Portão/Fazendinha e Santa Felicidade elegerem as dez obras e serviços mais importantes do Fala Curitiba, em cada uma delas, para a Prefeitura executar em 2025. A votação final começa às 19h. A coordenação é do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
- Veja AQUI onde vão ser os encontros desta noite.
- Reta final do Fala Curitiba começa nesta segunda-feira; moradores estão organizados
Nesta quarta-feira (27/6), foram escolhidas as prioridades para os bairros das regionais Boqueirão e Cajuru. No Boqueirão, a administradora Kátia Priscila do Espírito Santo, que também é síndica do condomínio de edifícios onde mora, e o vigilante Ruinei Santos do Amaral estavam entre os mais satisfeitos do encontro, realizado no espaço de eventos da Igreja Batista Shalon.
“É isso aí, pessoal. É com união comunitária e diálogo com a Prefeitura, todo mundo junto, que a gente melhora a nossa cidade”, observou o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que fez a abertura do evento. Também participaram do evento o pastor da Igreja Shalon, Odilon Vergara; os vereadores Oscalino do Povo, Beto Moraes e Mauro Bobato; e o administrador regional do Boqueirão, José Antônio de Melo Filho.
Comunidade satisfeita
Kátia e a vizinhança conseguiram eleger a revitalização da Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer, que obteve 332 votos. Os moradores da via estavam mobilizados desde março, quando começou o Fala Curitiba 2024. No local, que é revestido de antipó e precisa de constantes operações tapa-buraco da Prefeitura, há residências, escolas e estabelecimentos comerciais e de serviços. “Foi a maior festa. Ficamos muito contentes e realizados. Saímos de lá e fomos comemorar em uma pizzaria”, contou a moradora.
Já a demanda de Ruinei – quadra sintética e iluminação na Praça Itamarati, no Xaxim – obteve 282 votos e ficou em 4º lugar. Com isso, ele poderá levar para lá o projeto sócio-esportivo que atende cerca de 100 crianças e adolescentes a partir da prática do futebol. “Saio do trabalho e vou direto pro projeto, faz uns 10 anos. A gente aluga um espaço. Com a praça, vai ficar mais leve pra todo mundo – pais, algumas empresas que contribuem e eu. Além de que é um espaço da comunidade”, argumentou o voluntário. Na reunião, no último esforço para conseguir seu objetivo, ele explicou a importância da iniciativa e pediu votos.
União e diálogo
Além da mobilização de cada grupo de moradores em torno de suas propostas, também teve peso a solidariedade. Foi o caso do marceneiro Vlamir Martins, que no ano passado, com sua comunidade, conseguiu eleger a pavimentação da Rua Izabel Gomes Posselt, no Alto Boqueirão, que está em vias de ser executada. “Esse ano não estou pedindo nada específico para a região onde moro, mas estou aqui para apoiar a comunidade”, disse ele, que também votou na reivindicação do grupo da síndica do Hauer.
Resultados
Desde 2017, mais de 75% das 503 obras e serviços mais votados na história do Fala Curitiba foram entregues pela Prefeitura e estão em uso pela população. Ao todo, são 379 obras e serviços decorrentes das prioridades eleitas em 7 anos de consulta pública.
Até esta quarta-feira (26/6), 30.058 pessoas participaram do Fala em 2024, que vai até sexta-feira (28/6). Na fase de reuniões regionais, 924 pessoas compareceram e votaram.
Nesta quinta-feira, acaba a chance de participar pelo Fala Móvel e pela internet. Pode fazer isso somente quem vai votar, amanhã (28/6), nas reuniões das Regionais Boa Vista e Matriz.
Prioridades eleitas (parcial)
Regional Cajuru
1º – Aumentar o número de funcionários nos equipamentos de Saúde (Saúde – 587 votos)
2º – Revitalização da Praça Ryu Mizuno (569 votos)
3º – Drenagem e pavimentação na Rua Agostinho Angelo Trevisan – Córrego Areiãozinho (360 votos)
4º – Revitalização da Rua Dona Barbara Cid (341 votos)
5º – Revitalização da Praça da Amizade – Jardim Primavera (314 votos)
6º – Drenagem nas ruas Monte Castelo e Alexandre de Gusmão (313 votos)
7º – Ciclovias na regional (291 votos)
8º – Revitalização da Rua Elias Moysés Schelela (265 votos)
9º – Drenagem na Rua Professor Francisco Mendes (260 votos)
10º – Maior número de eventos de Esporte e Lazer na Praça Abílio de Abreu (210 votos)
Regional Boqueirão
1º – Adequar o quadro de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde da Regional (439 votos)
2º – Revitalização da Rua Prof. José Nogueira dos Santos (332 votos)
3º – Adequar a aplicabilidade operacional do efetivo da Guarda Municipal na Regional (325 votos)
4º – Quadra sintética e iluminação na Praça Itamarati, na Rua Tenente Antônio Pupo, ao lado do CMEI (282 votos)
5º – Revitalização da Rua Ten. Cel. Viligran Cabrita (281 votos)
6º – Revitalização da Rua Denezar Andrade de Jesus (229 votos)
7º – Drenagem e pavimentação da Rua Tenente Antonio Pupo (204 votos)
8º – Promover integração temporal da linha 629-Alto Boqueirão com as demais linhas da região da Francisco Derosso, possibilitando acessar a RIT nos terminais do Carmo e Boqueirão, quando uso do cartão de transporte Urbs (203 votos)
9º – Expansão do atendimento para a Educação Infantil – CMEIS (190 votos)
10º – Garantia de direitos das mulheres e enfrentamento às situações de violências (188 votos)
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br