Em uma reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (27/6), o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) deu um passo importante para o futuro do turismo na capital paranaense. O encontro marcou a fase final de elaboração do Plano Municipal de Turismo 2024-2030, um documento estratégico que norteará o desenvolvimento do setor nos próximos sete anos.
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Aberta a todos os participantes das 16 oficinas de escuta setorial realizadas em 2023, a reunião proporcionou um espaço para que representantes de todos os segmentos ligados ao turismo pudessem contribuir com ideias e sugestões para a formulação das propostas do plano.
Na ocasião, os presentes tiveram acesso aos resultados das oficinas e realizaram um exercício coletivo de priorização das propostas para a execução das ações. O objetivo principal é garantir um plano completo e abrangente, que leve em consideração as necessidades e expectativas de todos os envolvidos no desenvolvimento do turismo em Curitiba.
Eixos temáticos
Para garantir a abrangência e a efetividade do plano, o documento foi estruturado em onze eixos temáticos:
- Qualificação do produto turístico Curitiba
- Captação de investimentos em turismo
- Experiência do turista
- Estímulo à realização de eventos
- Produção associada ao turismo
- Política de gestão de marketing
- Posicionamento e segmentação de mercado
- Indução do turismo metropolitano e regional
- Sistema municipal de turismo
- Sistema de inteligência em turismo
- Capital humano para o turismo
Trabalho em conjunto
O grande desafio do encontro foi apresentar as propostas para todos os conselheiros e participantes. Para isso, foram formados 11 grupos temáticos, responsáveis por elencar as ações prioritárias do plano e definir os rumos do planejamento para os próximos anos.
A presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, ressaltou a importância da participação de todos os segmentos para o sucesso do plano. “O turismo é uma atividade que envolve diversos setores da economia e da sociedade, por isso, a construção de um plano estratégico só é possível com a colaboração de todos. Esse ambiente de discussão e encontros contínuos nos levam adiante”, afirmou.
A diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, também prestigiou o encontro e enalteceu o crescimento e organização do turismo em Curitiba.
“A cidade é um exemplo de destino e governança. Na esfera federal a gente vê claramente o avanço que Curitiba teve. Todas as ações que vocês estão pensando aqui para o Plano Municipal de Turismo vão caminhar com o nosso sucesso na esfera federal”, destacou Bárbara.
“A cidade é um exemplo de destino e governança. Na esfera federal a gente vê claramente o avanço que Curitiba teve. Todas as ações que vocês estão pensando aqui para o Plano Municipal de Turismo vão caminhar com o nosso sucesso na esfera federal”, destacou Bárbara.
Com as ações prioritárias definidas, o plano seguirá para a fase final de redação e revisão. A expectativa é que o Plano Municipal de Turismo 2024-2030 seja um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável do turismo em Curitiba, consolidando a cidade como um destino turístico de referência nacional e internacional.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br