A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) já tem oferta de educação em tempo ampliado em turmas de todas as suas unidades educacionais. Nesta sexta-feira (28/6), o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel inauguraram a Unidade de Educação integral Integrada (UEI) Dona Francisca. A UEI atende 240 estudantes das escolas municipais Vila São José e Colônia Augusta.
- Fala Curitiba: moradores das regionais Fazendinha/Portão e Santa Felicidade elegem obras prioritárias
- Curitiba lança novos editais para projetos culturais no valor de R$ 6,3 milhões
- Brinquedos com troncos de eucalipto e pisos emborrachados garantem a diversão nos bairros de Curitiba
- Músicos de diferentes regiões do País estão em Curitiba para aprender na Oficina
O investimento da Prefeitura de Curitiba no espaço, anexo ao CMEI Dona Francisca Wilsek, foi de R$ 240 mil. Foram feitas adaptações nos banheiros, construção de refeitório, instalação toldo de acesso, entre outras melhorias.
“Quando as crianças aprendem, quando elas refletem, elas voam. Mais tempo na escola aprendendo, praticando esportes e com alimentação de qualidade garante a nossos curitibinhas um futuro mais feliz”, disse o prefeito.
“Quando as crianças aprendem, quando elas refletem, elas voam. Mais tempo na escola aprendendo, praticando esportes e com alimentação de qualidade garante a nossos curitibinhas um futuro mais feliz”, disse o prefeito.
Eduardo Pimentel destacou a importância das atividades de contraturno. “Sou um defensor do integral, da prática de esportes, de atividades culturais”, afirmou.
Na Regional CIC há 75 unidades educacionais (46 Centros Municipais de Educação Infantil, um Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e 27 escolas).
Este ano já foram entregues as UEIs de Santa Felicidade e da Escola Otto Bracarense, também na CIC. No ano passado, foram inauguradas as Unidades de Educação integral Boa Vista (UEI Ano 330), Portão e Tatuquara.
O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.
A estudante Agatha Eduarda, da Vila São José, disse que adora a escola. “Agora fico o dia todo, estudo e gosto das atividades esportivas”, disse a menina.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou os investimentos na ampliação do integral, que já atende 179 das 186 escolas. “Até o fim deste ano, todas as escolas terão pelo menos parte das turmas com oferta do tempo integral”, explicou.
A entrega da unidade, que fica na Rua Antônio Pavelski, 217, contou com apresentações circenses e da fanfarra dos estudantes. A UEI Dona Francisca oferece aos estudantes práticas educativas integradas de Língua Portuguesa, Matemática, Movimento, Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia, Artísticas e Língua Estrangeira. Cada uma das salas de aula possui espaço maker (faça você mesmo).
Presenças
Prestigiaram a entrega do novo espaço educacional o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a chefe do NRE CIC, Ângela Piotto; a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente do Integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a diretora da Escola Vila São José, Rosiane Lima Silva, e a vice-diretora Maria da Conceição Lopes do Carmo; a diretora da Escola Colônia Augusta, Andressa Proença Correa, e a vice-diretora Glaucia Rosa de Paula; a coordenadora da UEI CIC, Patricia Maiorki; o vereador Tico Kuzma; e chefes dos demais Núcleos da Educação.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br