Pesquisar
Close this search box.
Notícias

É #FAKE que Trump comparou atentado que sofreu à facada em Bolsonaro em 2018; vídeo é montagem


Na verdade, imagens são de 1° de outubro de 2022, quando o republicano declarou apoio à reeleição do ex-presidente do Brasil. É #FAKE que Trump relembrou ataque sofrido por Bolsonaro em 2018 em vídeo que circula nas redes sociais
Montagem g1
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Casa Branca, afirmando que o atentado a tiros durante comício na cidade de Butler no sábado (13) foi similar ao ataque a faca sofrido por Jair Bolsonaro (PL) em 2018. É #FAKE.

g1
No primeiro trecho do vídeo, com dublagem em português, o republicano afirma: “Bolsonaro, meu amigo, tentaram fazer comigo a mesma coisa que fizeram contigo. Eles estão por toda parte, mas isso não vai ficar assim. O comício estava em pleno andamento quando senti a dor aguda e, em seguida, vi o sangue na minha orelha. Fui atingido por um disparo ou pedras”.
Gravado no interior de um avião, o vídeo tem 1 minuto e 29 segundos e é acompanhado do lema “Deus, pátria e família”.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
Uma busca reversa de imagens do Google revelou que o conteúdo produzido para espalhar desinformação usou um vídeo gravado por Trump em apoio à reeleição de Bolsonaro. A declaração foi publicada nas redes sociais oficiais do ex-presidente do Brasil em 1° de outubro de 2022 (aqui e aqui). Confira na íntegra o que é dito na ocasião pelo ex-presidente norte-americano:
“Povo brasileiro, vocês têm uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um homem fantástico, um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter, o presidente Bolsonaro. Ele fez um trabalho absolutamente incrível na economia brasileira. Ele é respeitado por todos ao redor do mundo, de modo que eu apoio fortemente o presidente Bolsonaro. Ele será líder do Brasil, eu espero por um bom tempo. Ele está levando o país de vocês a um grande patamar e, mais uma vez, seu país é respeito em todo mundo graças a ele. Então, saiam e votem em Bolsonaro.”
Isto é, o conteúdo checado pelo Fato ou Fake é uma montagem e espalha informações falsas, já que a dublagem em português alterou o discurso original de Trump e retirou a imagem de contexto.
Também não há registros em agências de notícias estrangeiras ou brasileiras do republicano comparando seu atentado com o ataque sofrido por Bolsonaro em 2018.
Após a tentativa de homicídio, o republicano concedeu uma entrevista ao New York Post a bordo de seu avião particular, a caminho de Milwaukee para a Convenção Nacional do Partido Republicano. Em nenhum momento, o nome do ex-presidente do Brasil é citado.
O jornalista Michel Goodwin, responsável pela entrevista exclusiva, ainda relatou em sua reportagem que Trump estava usando um curativo na orelha direita — onde ele foi atingido por um tiro de raspão durante o comício.
Ao analisar o vídeo alvo de checagem, também é possível perceber que não há nenhum curativo na orelha do republicano —outro indício de que o vídeo não foi feito depois do atentado.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que foto mostre marca de tiro no peito de Donald Trump durante atentado em comício
Ataque em 2018
O atentado contra Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro de 2018, quando Jair Bolsonaro ainda era candidato a presidente da República pelo PSL e participava de um ato de campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
No momento do ataque, ele era carregado nos ombros por apoiadores quando Adélio Bispo de Oliveira se aproximou e o esfaqueou na barriga.
O ex-presidente sofreu lesões nos intestinos delgado e grosso. Durante o processo de recuperação, ele foi submetido a três cirurgias e precisou usar de bolsa de colostomia.
Desde 2018, Adélio está custodiado na Penitenciária Federal de Campo Grande. Em março deste ano, a Justiça Federal acolheu pedido feito pela Defensoria Pública da União e determinou o retorno dele a Minas Gerais, seu estado natal. Entretanto, em julho, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a transferência.
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte da Máteria: g1.globo.com