Atriz brasileira elogiou a tiktoker Courtney Henning Novak, que fez com que autor entrasse para a lista de livros mais vendidos da Amazon após sua resenha. Fernanda Torres se inspira em influencer americana que viralizou ao ler Machado de Assis e estreia no TikTok com dicas de livros
Reprodução/TikTok
Fernanda Torres é a mais nova tiktoker. A atriz brasileira entrou para a plataforma inspirada em Courtney Henning Novak, uma influencer americana que viralizou após fazer uma resenha elogiando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Novak também leu “Dom Casmurro”, inspirada pelas dicas dos brasileiros. Depois das resenhas da influencer, “Biblioteca Machado de Assis – Box com 3 Livros” entrou para o primeiro lugar na lista da Amazon na categoria de Livros de Movimentos e Períodos Literários.
“Eu queria aproveitar essa minha estreia pra falar de uma das coisas mais legais que acontece dentro dessa plataforma que foi a viralização do ‘Brás Cubas’, do Machado de Assis. Isso é uma coisa extraordinária. A gente deve isso a Courtney Novak, que é uma influenciadora, uma TikToker, e ela se propôs a ler livros de todo o mundo e comentar”, disse Fernanda em seu vídeo de estreia no TikTok.
LEIA MAIS:
Livro de Machado de Assis faz americana viralizar no TikTok: ‘O que fazer da vida depois que terminá-lo?’
Após viralizar com ‘Memórias Póstumas’, americana diz que lerá ‘Dom Casmurro’: ‘Pressão dos brasileiros!’
Americana que viralizou com ‘Memórias Póstumas’ termina ‘A Hora da Estrela’: ‘Como vocês vivem depois de ler Clarice Lispector?’
“E dentre todos os livros que ela leu, é claro que ela ficou assombrada com a qualidade do Machado de Assis e do ‘Brás Cubas’, falou sobre isso e, graças a ela, o ‘Brás Cubas’ entrou para a lista de mais vendidos da Amazon. Queria parabeniza a Courtney, ao TikTok, e aproveitar a minha estreia aqui pra dar algumas dicas pra vocês que tem a ver com Machado de Assis”.
Veja dicas de livros de Fernanda Torres:
“Ao Vencedor as Batatas”, de Roberto Schwarz
“A primeira delas é esse livro aqui chamado ‘Ao vencedor as batatas’, do Roberto Schwarz. É um livro incrível e ele explica pra gente por que é que Machado é Machado e qual foi a revolução que ele fez na literatura brasileira.”
“As Ideias Fora do Lugar”, de Roberto Schwarz
“E se você estiver com preguiça, não quiser, você leia ‘As ideias fora do lugar’, que é o primeiro capítulo de ‘Ao vencedor as batatas’, pra você ter um gostinho fininho e já te dar uma ideia do que o ‘Ao vencedor as batatas’ pode trazer.”
“O Otelo Brasileiro de Machado de Assis”, de Helen Caldwell
“E outro livro que eu queria falar é esse da Helen Caldwell, ‘O Otelo brasileiro de Machado de Assis’. Esse livro é interessante porque todo mundo se pergunta se Capitu, no ‘Dom Casmurro’, traiu ou não traiu o Bentinho. E a Helen Caldwell foi a primeira a dizer: ‘peraí, a pergunta não é se ela traiu ou não traiu o Bentinho, o problema do Dom Casmurro é que o Dom Casmurro é louco’.”
“Então é outro livraço pra você que quer entender por que é que Machado e Machado.”
“Machado”, de Silviano Santiago
“E finalmente, também recomendo muitíssimo o ‘Machado’, do Silviano Santiago. Um livro maravilhoso e ele fala muito sobre a epilepsia do Machado e a influência na epilepsia na literatura dele. Inclusive tem um capítulo especial sobre o delírio, que é a abertura do ‘Brás Cubas’, sobre como o delírio tem a ver com a epilepsia do Machado. Um livro maravilhoso.”
Fonte da Máteria: g1.globo.com