Ilê Sartuzi depositou original em caixa de doações na entrada do Museu Britânico como parte de projeto de arte. Direção afirma que vai avisar polícia sobre incidente. Ilê Sartuzi trocou moeda histórica inglesa no Museu Britânico
Reprodução/Instagram/ilesartuzi
O artista brasileiro Ilê Sartuzi trocou uma moeda histórica inglesa do Museu Britânico, em Londres, por uma falsificação e depois devolveu a original, em junho, como parte de um projeto de arte que critica o alto número de artefatos estrangeiros nos museus do país.
De acordo com o jornal “Guardian”, Sartuzi planejou a ação por mais de um ano. No dia 18 de junho, o artista conseguiu pegar a moeda de prata de 1645 durante uma demonstração de um voluntário do museu, que permite que visitantes toquem objetos históricos.
Com a ajuda de uma distração parte de seu plano, ele a trocou por uma cópia. Depois, depositou a original em uma caixa de doações que fica na entrada do museu.
Três amigos o filmaram durante a troca. O vídeo é parte de seu projeto de mestrado na Universidade de Londres.
Initial plugin text
Ele também foi filmado no dia anterior, quando um voluntário do museu o flagrou durante a troca. Para voltar no dia seguinte, ele afirma ter raspado a barba para evitar ser reconhecido pela segurança do local.
O artista disse que escolheu a moeda por ser “uma das poucas coisas britânicas no Museu Britânico”.
“O problema é que essas instituições são a base de culturas imperialistas que saquearam muitos desses objetos do sul global e do mundo”, afirmou Sartuzi ao jornal.
A direção do museu disse que vai avisar a polícia sobre o incidente. “Este é um ato decepcionante e derivativo que abusa de um serviço operado por voluntários, que visa dar aos visitantes a oportunidade de manusear itens reais e interagir com a história”, falou um porta-voz do museu.
Museu Britânico, em Londres
Daniel Leal/AFP
Fonte da Máteria: g1.globo.com