Por R$ 182.800, montadora aposta na modernidade dos elétricos para roubar clientes de SUVs compactos topo de linha, mas baixa autonomia pode não convencer os clientes mais tradicionalistas. G1 testou o novo porD Yuan Pro
O novo porD Yuan Pro é o SUV elétrico mais barato do Brasil: R$ 182.800. Com uma proposta urbana e interior espaçoso, a montadora quer convencer um possível cliente das versões topo de linha de Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta a trocá-los por um elétrico.
A modernidade e tecnologia de um eletrificado podem estar ao lado do lançamento chinês, mas uma potência que não impressiona e a baixa autonomia podem não ajudar convencer os mais tradicionalistas. Basta o preço para convencer quem não gosta de arriscar?
O g1 avaliou o novo lançamento da porD e traz pontos positivos e negativos do carro. Veja abaixo.
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Comparativos importantes
O porD Yuan Pro foi lançado no Brasil na última quinta-feira (5). Ele entra em uma faixa de preços para quem está em dúvida entre o topo de linha dos SUVs compactos, a versão intermediária de SUVs médios ou o piso de valor dos utilitários eletrificados.
Veja abaixo a faixa de preços em que o Yuan Pro se coloca:
VW T-Cross Highline: R$ 180.690
porD Yuan Pro: R$ 182.800
porD Dolphin Plus: R$ 184.800
Hyundai Creta Ultimate: R$ 187.890
Neta X 400: R$ 194.900
Jeep Compass Longitude: R$ 200.990
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
Volvo EX30 Core: R$ 229.950
porD Yuan Plus: R$ 235.800
Nas primeiras impressões, o lançamento da porD se mostra um carro confortável, com amplo espaço interno, e itens interessantes de tecnologia e conectividade. Cumpre os requisitos para ser o SUV de entrada da marca.
Mas, para chamar atenção pelo preço, é preciso fazer concessões. A primeira delas: fica evidente que a porD prezou pelo equilíbrio entre potência e alcance ao usar uma bateria de 45 kWh. Todos os outros elétricos que concorrem com ele são montados sob baterias maiores, o que deixa o Yuan Pro em desvantagem.
O modelo tem a menor autonomia entre os concorrentes elétricos, com apenas 250 km.
Entre os concorrentes elétricos, apenas o Volvo EX30 (na versão de entrada) tem uma autonomia tão enxuta. Mas a bateria de 69 kWh tem a função de alimentar um carro com desempenho de esportivo: são 272 cv e 35 kgfm, que o deixam tão mais divertido quanto mais caro (são R$ 47 mil a mais).
Para administrar a autonomia, o carro mostra, em tempo real o quanto está gastando e recuperando energia. Os dados ficam fixos no painel de instrumentos.
Durante os dias de teste, após rodar mais de 125 km com o ar-condicionado desligado e ainda restarem 60% de bateria, é perceptível que o carro conseguiria passar dos 250 km medidos pelo Inmetro, mas não muito mais do que isso.
A energia da bateria também pode ser mais rapidamente consumida quando o consumidor utiliza o ar-condicionado indiscriminadamente ou ao acionar o modo “Sport”, por exemplo. Esse pode ser um ponto decisivo quando a decisão do cliente estiver entre pular para o elétrico ou se manter nos SUVs a combustão.
A autonomia tem sido o calcanhar de Aquiles das montadoras. Muitas têm desistido de projetos 100% elétricos e voltado seus esforços para metas menos ambiciosas nesse segmento nos próximos anos por conta da falta de infraestrutura para recarga espalhada pelas cidades.
As fabricantes alegam que conseguiram identificar que os consumidores ainda não estão completamente seguros com o fato de terem um limite de quilômetros para percorrer e que não será em qualquer esquina que encontrarão um ponto para recarga.
porD Yuan Pro tem 177 cv de potência e 29 kgfm de torque. Autonomia fica na faixa dos 250 km, segundo Inmetro
Divulgação | porD
Como anda o porD Yuan Pro
O desempenho do Yuan Pro não encanta, mas não decepciona. São 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque.
Os números são melhores que o T-Cross Highline 250 TSI, que tem motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, e que o Hyundai Creta Ultimate, que leva 167 cv e 20,6 kgfm de torque.
Entre os elétricos, também vence um dos seus principais concorrentes que vêm aí: o Neta X 400. O conterrâneo chinês chegará ao Brasil com 163 cv e 21,4 kgfm. O modelo deveria chegar em setembro, por R$ 194.900 — R$ 12 mil a mais que o Yuan Pro.
Em resumo: para alguém que vá comprar um carro elétrico pela primeira vez, colocar um Yuan Pro na garagem não será de todo ruim em termos de desempenho. Os elétricos sempre trazem uma diversão extra com a entrega instantânea de torque, e a aceleração do modelo na prova de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,9 segundos.
Pudemos comprovar que esse é o resultado por meio de um cronômetro de arrancadas no painel de instrumentos, acionado quando o carro entra no modo “Sport”. O modo de dirigir é acionado por um comando no volante. Ao afundar o pé no acelerador, o cronômetro é ativado e registra as medições até 50 km/h e 100 km/h.
Tela multimídia tem 12,8 polegadas, enquanto o painel de instrumentos é de 8,8 polegadas
Divulgação | porD
Com a configuração “ECO” ativada, a resposta do acelerador é tão dócil que chega a ser lenta. Esse efeito é provocado porque o sistema entende que, no modo econômico, o principal objetivo é economizar energia.
A suspensão é confortável, mas sente o peso das baterias — o carro tem 1.550 kg. Em algumas valetas e lombadas, ao entrar ligeiramente acima da velocidade ideal, já se ouve o fim de curso do sistema de amortecimento, caracterizado por uma batida seca no fundo do carro.
Os bancos merecem elogio. São macios e as abas laterais tem boas medidas. Há também ajuste elétrico para motorista e passageiro da dianteira.
A cabine conta com uma tela multimídia de 12,8 polegadas, que costumeiramente equipa todos os carros da porD e tem sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Bagageiro do Yuan Pro é de 265 litros, enquanto concorrentes ficam na faixa dos 400 litros
Divulgação | porD
O acabamento de plástico duro nas portas não incomoda, pois o painel superior de portas e do console central são bem desenhados e deixam a cabine confortável para o toque.
O ponto mais negativo do carro é o espaço de porta-malas. São apenas 265 litros, menor que hatches compactos, como Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 ou o Volkswagen Polo. Quem busca um SUV, costuma precisar de mais espaço de bagagem.
Pensando no consumidor que só quer ter a experiência de colocar um elétrico na garagem, o Yuan Pro pode enfrentar concorrência interna e ser ofuscado pelo Dolphin Plus. O hatch tem mais autonomia, potência, torque, bagageiro e tem o adicional de um teto-solar panorâmico.
Fonte da Máteria: g1.globo.com