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Yamaha renova portfólio no Brasil e lança 8 novas motos; veja a lista


As novidades estão entre as mais vendidas do Brasil e se concentram no segmento de City, Trail e Scooter, além da Neo’s, a primeira moto elétrica da Yamaha produzida no Brasil. Yamaha lança oito modelos, dentre reestilizações e motos inéditas
Vinicius Montoia | g1
A Yamaha lançou nesta quarta-feira (9) oito novas motos para a gama 2025. Entre as novidades, há reestilizações e motos totalmente novas, caso da elétrica Neo’s, que será a primeira motocicleta 100% elétrica da marca nipônica fabricada em solo brasileiro.
Os modelos mais vendidos da marca também receberam atualizações para seguirem entre as mais queridas dos brasileiros. Por fim, as scooters NMax e Xmax tiveram suas listas de equipamentos aprimoradas.
Confira abaixo os lançamentos da marca japonesa.
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Neo’s
Yamaha Neo’s será produzida em Manaus e estará disponível a partir de janeiro. O preço ainda não foi revelado
Divulgação | Yamaha
A maior novidade anunciada pela Yamaha para 2025 foi a produção e comercialização da sua primeira scooter totalmente elétrica. Chamada de Neo’s (não confunda com a Neo 125, scooter a combustão de entrada da Yamaha), a motoneta promete oferecer 80 km de autonomia.
Em entrevista ao g1, Helio Ninomiya, diretor comercial executivo da Yamaha Brasil, afirmou que essa é uma aposta da marca para o futuro, porque as vendas do segmento de motos elétricas no Brasil ainda são pouco significativas, na casa das 5 mil unidades ao ano.
“O preço dela só será revelado perto do lançamento, mas ela ficará posicionada perto do topo, sobretudo por conta da tecnologia de bateria, que exige um investimento bastante alto”, disse o executivo.
“Com certeza vai ser uma moto de nicho, oferendo soluções de mobilidade para trechos urbanos”, contou Ninomiya.
Conjunto que dá energia à motoneta é dividido em duas baterias removíveis
Divulgação | Yamaha
Considerando o preço das concorrentes, o preço inicial pode girar na casa dos R$ 40 mil.
Segundo dados da montadora, são necessárias nove horas para carregar as baterias de 0 a 100% em tomadas de 110V.
As baterias da Neo’s são removíveis, ou seja, dá para tirar as unidades de energia de lítio e levar para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório, por exemplo. O bom é que elas pesam apenas 8 kg, nada muito pesado.
Conjunto de luzes da Neo’s é de LED
Divulgação | Yamaha
O que mais chama a atenção é o design futurista da Neo’s. Todas as lâmpadas da são de LED e o acabamento é bem feito, com partes emborrachadas, para proteger de arranhões eventuais.
Como as demais scooters da marca, a Neo’s também tem gancho para prender sacolas e bolsas, além de porta-objetos sob o banco. Além das baterias, cabe um capacete aberto também no bagageiro da scooter.
O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira e é totalmente desenvolvido pela Yamaha. Há dois modos de pilotagem: STD (de standard, padrão em inglês) e ECO, que prioriza a economia de energia.
Neo’s, assim como as outras motos da Yamaha, também oferece conectividade através de um aplicativo específico da marca
Divulgação | Yamaha
O motor impressiona pelo que pode entregar em torque: são 13,5 kgfm, o que equivale ao conjunto de de 1.260 cilindradas com quatro cilindros em V da super esportiva Ducati Diavel. A potência é de 3,08 cv.
A Neo’s pode ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect, encontrado nas lojas de aplicativo Android e iOS como Y-Connect. Após a conexão com o smartphone, o painel passa a exibir informações como o nível da bateria do celular, notificações de mensagens e ligações recebidas.
No celular, por outro lado, o Y-Connect permite visualizar informações sobre a moto, como o status da bateria, do óleo do motor e até conferir onde ela ficou estacionada.
Motor: elétrico
Potência: 3,08 cv
Torque: 13,5 kgfm
Autonomia: 80 km
Factor 150
Yamaha renova a Factor 150 para manter a Street entre as 10 mais vendidas
Divulgação | Yamaha
A Factor 150, também conhecida como YBR, ocupa atualmente a 8ª posição entre as 10 motos mais vendidas do Brasil, com 38.755 unidades entre janeiro a setembro de 2024. O número é bem menor que sua principal concorrente, a líder Honda CG 160 (330.254 unidades).
Para fazer mais vista ao público, a moto recebeu farol de LED, novas carenagens para o tanque, que também tem novo formato. O novo spoiler de motor, além de ajudar na eficiência de resfriamento, tem design mais agressivo.
O painel de instrumentos, como de praxe nos últimos lançamentos de motos, é no estilo blackout, em que o fundo é escurecido com letras e números claros. O novo painel ficou mais elegante, conta com função ECO para auxiliar o piloto a dirigir de forma mais econômica, e passa a informar qual marcha está engatada.
Yamaha Factor 150 2025 recebeu novo design de faróis e luzes de LED
Divulgação | Yamaha
A Factor 150 estará disponível nas concessionárias da Yamaha a partir de janeiro do próximo ano e os preços ainda não foram definidos.
Motor: 149 cc, flex
Potência: 12 cv a 7.250 rpm
Torque: 1,3 kgfm a 6.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tanque: 15,4 litros
Factor 150 DX
Yamaha Factor DX
Divulgação | Yamaha
A Factor 150 DX é a moto mais vendida da Yamaha. Ela ganhou uma versão que traz acabamentos e cores diferenciadas — do tipo verde-limão e similares — para chamar a atenção do consumidor que quer se destacar no trânsito das grandes cidades.
As rodas coloridas são o oposto de “discretas” e o motor, pintado de preto, é outro diferencial da versão DX. O preço só será divulgado próximo do início das vendas, em janeiro de 2025.
Uma das mudanças da Factor DX em comparação com a Factor convencional é a luz de posição de LED na dianteira, que contorna o farol.
Yamaha Factor DX tem, como opcional, carregador por UBS e USB-C
Divulgação | Yamaha
Essa versão terá um pacote de acessórios com itens que poderiam vir de série, como tomada USB para carregar o celular e cavalete central. O conjunto mecânico da Factor DX é o mesmo da Factor tradicional.
Motor: 149 cc, flex
Potência: 12 cv a 7.250 rpm
Torque: 1,3 kgfm a 6.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tanque: 15,4 litros
Fazer FZ25
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A Fazer FZ25 é a 9ª moto mais vendida deste ano, com 36.148 unidades até setembro. Chega para a nova edição com visual renovado e avanço de conectividade.
Agora, ela pode ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect. E isso só foi possível porque o painel de LCD da moto ficou 59% maior e sua interface está atualizada, mostrando ainda informações como rotação do motor, velocidade, nível de combustível, a marcha engatada, hodômetro total e parcial.
Próximo do painel, a Yamaha instalou uma tomada de 12V, item que vem de série na FZ25. Mas esse tipo de equipamento já é obsoleto, pois exige a utilização de um adaptador para conexão com o celular. A opção poderia ser uma dupla tomada USB e USB-C, como é ofertada como opcional na Factor DX.
FZ25 passa a adotar um painel maior
Divulgação | Yamaha
Ainda no painel dá para ver qual é o consumo diário e mensal da motocicleta, e o proprietário pode monitorar se a pilotagem está sendo eficiente. A Yamaha compara o consumo de combustível entre as FZ25 conectadas por meio de um ranking.
Há ainda alertas de manutenção e falhas da motocicleta, que também podem ser enviados para um e-mail de preferência do proprietário. O aplicativo ainda funciona como uma espécie de guia, com a possibilidade de salvar e compartilhar as rotas feitas nas redes sociais.
No design, a nova carenagem na lateral do tanque está maior, com entradas de ar avantajadas, o que traz um aspecto mais agressivo. A carenagem do farol ganhou contornos mais vincados. O farol com projetor e luz diurna de LED se manteve igual, assim como a lanterna. As setas, entretanto, deixam de ter lâmpadas halógenas e adotam a tecnologia LED.
Fazer FZ25 tem faróis e setas de LED
Divulgação | Yamaha
O conjunto mecânico permanece o mesmo da atual, mas o propulsor não é mais flex. Indagamos a fabricante, que não retornou até a publicação desta reportagem.
A Yamaha Fazer FZ25 começará a ser produzida ainda este mês na fábrica de Manaus (AM) e chegará aos concessionários em novembro por R$ 23.590, um aumento de R$ 600 em comparação com a Fazer FZ25 de 2024.
Motor: 249 cm³, gasolina
Potência: 21,3 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,1 kgfm a 6.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tanque: 14,2 litros
Fazer FZ15
Yamaha Fazer tem rodas pintadas de laranja em uma das possíveis configurações da esportiva
Divulgação | Yamaha
A irmã menor da FZ25 passou por uma remodelação muito mais discreta. O formato do tanque não passou por reformulação e as carenagens do tanque e do farol permanecem inalteradas.
A mudança mais relevante está no painel de instrumentos blackout e que aceita conexão com celular. A tomada de 12V volta a ser a vilã para uma evolução ainda mais efetiva da FZ15, que também poderia ser equipada com entrada USB.
A menor Fazer do portfólio foi uma das poucas a permanecer com o motor flex. Assim como a linha Factor, a FZ15 não teve seu preço divulgado e só estará disponível para compra a partir de janeiro do próximo ano.
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Motor: 149 cm³, flex
Potência: 11,7 cv (etanol) e 11,6 cv (gasolina) a 7.250 rpm
Torque: 1,3 kgfm (ambos combustíveis) a 6.000 rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tanque: 11,9 litros
Lander 250
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A Yamaha Lander foi uma trail desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Motos desta categoria possuem características para encarar todo tipo de terreno, trazer mais prazer ao pilotar e uma posição mais ereta.
A Lander 2025 recebeu novos apliques plásticos no tanque para passar a impressão de ser uma moto mais robusta. A carenagem da parte inferior do tanque tem material com mais aderência, para deixar a pilotagem mais segura.
O farol dianteiro ganhou luzes de LED com projetor, resultando em uma iluminação mais eficiente. E o conjunto óptico dianteiro também foi aprimorado com luz diurna de LED embutida no para-lamas superior, peça que ficou mais curta.
Nova dianteira tem faróis e luz diurna de LED
Divulgação | Yamaha
Agora a Lander conta com um item que auxilia na passagem nos corredores de carros na cidade, o lampejador de farol alto. A lanterna e as luzes indicadoras de direção são as mesmas da geração passada.
O painel de instrumentos, como na Fazer FZ25, ficou 59% maior, de acordo com a Yamaha. A trail também pode ser conectada via Y-Connect. Um pênalti, mais uma vez, é a tomada de 12V em vez de um conector USB ou USB-C.
Assim como a FZ25, a Lander também deixou de ser flex, mas os números de potência e torque não diminuíram.
Painel da nova Lander também é 59% maior que o anterior
Divulgação | Yamaha
O preço também deu um salto considerável: o valor da Lander aumentou de R$ 26.290 para 27.490, um acréscimo de R$ 1.200. A moto aventureira começa a ser fabricada em novembro e estará nas lojas a partir de dezembro.
Motor: 249 cm³, gasolina
Potência: 20,9 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,1 kgfm a 6.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tanque: 13,6 litros
XMax 250
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A maior scooter da Yamaha ficou ainda mais tecnológica na configuração 2025 — e consequentemente mais cara. Dos preços revelados até agora, a XMax foi a que teve o maior aumento, passando de R$ 33.190 para R$ 34.990, diferença de R$ 1.800.
A nova XMax tem, entre seus itens de tecnologia e de série, o mesmo sistema de conexão com celular. Mas é mais intuitiva que as outras motos da gama Yamaha por ter painel em dois níveis. O superior é de LCD e o inferior é uma tela de TFT.
A tela maior já é equipada de série com GPS, bastando acessá-lo através do aplicativo Garmin StreetCross. A tela de TFT é controlada a partir de um comando no punho esquerdo e, através desse controle, dá para ver chamadas recebidas, informações de contatos e será possível atender, recusar ou até mesmo ajustar o volume da chamada.
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É importante lembrar que a scooter não tem caixa de som, então não seria possível atender a uma ligação caso o capacete do proprietário não seja equipado com intercomunicador.
O display de TFT é compatível com todos os aplicativos de mensagens e permite a leitura das mensagens recebidas no celular, mas apenas quando a motocicleta está parada.
Mas não é só isso. A interação com a música que está tocando no celular também pode ser feita através do mesmo comando do lado esquerdo do guidão. Dá para avançar e voltar faixas e ajustar o volume. Informações sobre o clima atual e a previsão para os próximos dias também podem ser exibidas nesta tela.
XMax 250 2025 passa a ter duas telas, uma para compartilhar informações da moto e outra para conexão com o celular
Divulgação | Yamaha
Já o LCD mostra o velocímetro, o nível de combustível, o hodômetro total e parcial.
Diferentemente das tomadas de 12V instaladas nas outras motos, a XMax teve o privilégio de já vir equipada com USB tipo-C.
Na dianteira, os faróis continuam de LED, mas com desenho de X. A bolha é ajustável em dois níveis na XMax 2025. Todas as luzes da scooter são de LED, diferentemente do modelo anterior que tinha setas com lâmpadas halógenas.
O baú abaixo do assento continua sendo uma das melhores soluções da categoria: cabem dois capacetes fechados e sobra espaço
Divulgação | Yamaha
Um ponto positivo que permaneceu foi o espaço sob o assento, que abriga dois capacetes fechados com folga. E o motor também manteve as mesmas características.
Motor: 250 cm³, gasolina
Potência: 22,8 cv a 7.000 rpm
Torque: 2,5 kgfm a 5.500 rpm
Câmbio: automático CVT
Tanque: 13,2 litros
NMax 160
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A NMax não aparece entre as 10 motos mais vendidas do Brasil, mas dentro do segmento de scooters ela não decepciona. Ocupa a terceira posição no segmento (13.352 unidades), perdendo apenas para Honda PCX 160 (43.948 unidades) e Honda Elite 125 (20.031 unidades).
A NMax Connected é a responsável por disseminar a conectividade com celular para quase todas as motos da gama 2025 da Yamaha. A tecnologia já estava presente na geração anterior da NMax, e não poderia ficar de fora no modelo 2025.
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Visualmente, há mais arrojo e agressividade na nova roupagem da scooter intermediária da marca. Agora a iluminação é full LED, com desenho aprimorado na dianteira e na traseira.
O propulsor ainda é o mesmo, movido apenas a gasolina, mas está 0,3 cv menos potente para atender aos níveis de emissões do novo marco regulatório (Promot 5) que passa a valer a partir de primeiro de janeiro de 2025.
Yamaha NMax 2025 passa a ter as luzes traseiras de indicação de direção de LED
Divulgação | Yamaha
O preço da NMax aumentou de R$ 20.990 para R$ 21.790.
Motor: 155 cm³, gasolina
Potência: 15,1 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,4 kgfm a 6.500 rpm
Câmbio: Automático CVT
Tanque: 7,1 litros
Yamaha NMax 160 continua com o mesmo motor de 15,1 cv de potência
Divulgação | Yamaha

Fonte da Máteria: g1.globo.com