Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Morte de Liam Payne teve circunstâncias suspeitas, mas não há sinais de envolvimento de terceiros, dizem autoridades argentinas


Promotores apontam possível abuso de drogas e afirmam que cantor pode ter caído em um estado de inconsciência. Liam Payne, cantor e ex-membro do One Direction
Angela Weiss/AFP
As circunstâncias que cercam a morte do ex-vocalista do One Direction, Liam Payne, foram suspeitas e possivelmente envolveram drogas, embora não houvesse sinais de envolvimento de terceiros, disseram promotores argentinos na quinta-feira.
Payne, 31, que morreu na quarta-feira, alcançou a fama pela primeira vez quando adolescente e lutou contra as pressões do estrelato global.
LEIA TAMBÉM: Cantores do One Direction lamentam morte
Autópsia preliminar indica politraumatismos e hemorragia interna e externa
Enquanto a notícia ricocheteava pelo mundo, fãs e a mídia lotavam o Hotel Casa Sur, no bairro chique de Palermo, na capital da Argentina, onde Payne foi encontrado morto após cair do seu quarto de hotel no terceiro andar. Todos os quatro ex-companheiros de banda do One Direction de Payne emitiram uma declaração conjunta dizendo que estavam “completamente devastados”.
“As memórias que compartilhamos com ele serão guardadas para sempre”, dizia a carta, assinada por Harry Styles, Niall Horan, Zayn Malik e Louis Tomlinson. “Com o tempo, e quando todos puderem, haverá mais a dizer.”
A polícia de Buenos Aires disse que encontrou o quarto de hotel de Payne “em completa desordem”, com objetos e móveis quebrados. Eles encontraram pacotes de clonazepam, um depressor do sistema nervoso central, suplementos energéticos e medicamentos de venda livre espalhados em seus pertences. O promotor público argentino disse que também parecia haver álcool e narcóticos no quarto.
As equipes forenses relataram que uma garrafa de uísque, um isqueiro e um celular foram recuperados do pátio interno do prédio onde o corpo de Payne foi encontrado.
O promotor disse que a autópsia mostrou hemorragia interna e 25 ferimentos traumáticos em seu crânio, membros e abdômen, consistentes com uma queda. Ele disse que esses ferimentos por si só foram suficientes para causar sua morte.
Não havia sinais de envolvimento de terceiros, disse o promotor, mas descreveu o caso de Payne como “suspeito”, citando o aparente uso de álcool e drogas pela estrela.
A ausência de ferimentos defensivos nas mãos de Payne indicava que ele pode ter caído em um estado de inconsciência, disse o promotor público, contribuindo para a possibilidade de que Payne “estivesse passando por algum tipo de episódio de abuso de substâncias” na época. Todos os sinais indicavam que Payne estava sozinho no momento de sua morte, acrescentou o promotor.
Os resultados dos testes toxicológicos solicitados estão pendentes e podem levar semanas para se tornarem públicos.
Os legistas listaram a causa de sua morte como “trauma múltiplo” e “sangramento interno e externo”. As autoridades disseram que colheram depoimentos de três funcionários do hotel e duas mulheres que visitaram Payne em seu quarto de hotel horas antes, em um esforço para reconstruir os momentos finais de Payne.
As duas mulheres deixaram o hotel no momento do incidente, disse a promotoria.
Na quarta-feira, a polícia disse que Payne “pulou da sacada de seu quarto”, sem dar mais detalhes sobre como chegaram a essa conclusão ou se o salto foi intencional. A polícia disse que correu para o hotel em resposta a uma chamada de emergência logo após as 17h (horário local) que havia alertado sobre um hóspede embriagado agindo de forma errática.
Homenagens ao cantor
Fãs hardcore, estrangeiros e locais, apareceram em massa para chorar, cantar e prestar suas homenagens no hotel onde Payne morreu. Um devoto com inclinação musical começou a tocar sucessos do One Direction, tocando sua guitarra enquanto outros cantavam junto e filmavam com seus celulares.
Fãs prestam homenagens na porta de hotel onde Liam Payne morreu, em Buenos Aires, na quarta-feira (17).
Agustin Marcarian/Reuters
Várias meninas com bochechas manchadas de lágrimas pararam para sentar em silêncio, como em transe, diante de um memorial improvisado de velas e flores coloridas que se espalhavam abundantemente pela rua isolada do lado de fora do hotel. Alguns fãs colaram retratos de Payne e bilhetes escritos à mão com slogans tristes como “Sempre no meu coração” em um tronco de árvore.
No Obelisco central da cidade, a alguns quilômetros de distância, a mistura habitual de vendedores de comida, turistas e moradores de rua nas tardes de quinta-feira deu lugar a uma reunião de fãs, em sua maioria jovens, unidas em luto.
“É muito doloroso que tenha acabado tão inesperadamente”, disse Melissa Acuña, de 15 anos, na vigília. “Obviamente, vim aqui para homenageá-lo, porque ele não iria partir de uma forma bonita se não o fizéssemos.”
Homenagens continuaram chegando na quinta-feira de figuras da indústria pop e colegas músicos.
One Direction em entrevista para o Fantástico em 2014
Reprodução/TV Globo
Payne era conhecido como o desgrenhado e sensato do quinteto que passou de um show de talentos na TV para um fenômeno pop com um enorme número de fãs internacionais desmaiados. Nos últimos anos, ele reconheceu que lutava contra o alcoolismo, dizendo em um vídeo do YouTube postado em julho de 2023 que estava sóbrio há seis meses após receber tratamento.
“Estamos de coração partido. Liam viverá para sempre em nossos corações e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa”, disse sua família em uma declaração por meio do representante de Payne. “Estamos apoiando uns aos outros o melhor que podemos como uma família e pedimos privacidade e espaço neste momento terrível.”
O guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood, que se apresentou com o One Direction em 2014, disse que estava “chocado e triste”. Os Backstreet Boys disseram em uma postagem nas redes sociais que seus corações estão com “Directioners ao redor do mundo”.
Ex-integrantes e fãs da banda One Direction homenageiam Liam Payne

Fonte da Máteria: g1.globo.com