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'Sonic X Shadow Generations' traz conteúdo inédito com desafios excelentes para game que celebra a história do ouriço azul; g1 jogou


Game lançado na sexta-feira (25) traz remasterização de jogo de 2011 e mais uma aventura exclusiva de Shadow, o ouriço anti-herói cheio de habilidades especiais. Muito antes de a Marvel introduzir o conceito de multiverso em seus filmes de super-heróis, o estúdio Sega trouxe, em 2011, uma colisão dos mundos do seu mascote Sonic. No game “Sonic Generations” a versão fofinha do ouriço azul se encontrou com a versão mais atual e rebelde do personagem.
A aventura revisitou momentos icônicos dos 20 anos do personagem comemorado naquele ano, trazendo releituras de fases dos games clássicos do Mega Drive e dos games em 3D lançados nos anos 2000. Agora, é possível jogar este game com visual aprimorado em “Sonic X Shadow Generation””, uma remasterização do jogo original que também apresenta um conteúdo extra inédito focado exclusivamente no personagem Shadow.
O g1 jogou o game que foi lançado na sexta-feira (25) para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series X e S, Nintendo Switch e PC.
Rejogar o título, um dos melhores de Sonic lançados nos últimos anos por misturar o esquema de jogo clássico, com as fases em 2D (quando jogamos com o Sonic clássico), com o esquema de fases em 3D (quando jogamos com o Sonic atual), ficou ainda melhor com os gráficos atualizados, que trazem maior sensação de velocidade ao correr por conta da fluidez das imagens.
O destaque, contudo, está na campanha com Shadow, que traz bons desafios ao permitir o uso de todos os poderes do personagem. Há também estágios muito bem construídos – alguns bem doidos – em que Shadow usa toda sua super velocidade.
Shadow desliza em alta velocidade por trilhos em fase de ‘Sonic X Shadow Generations’
Divulgação
O anti-herói
Resumindo a história: Shadow é um ouriço criado geneticamente para ser a arma mais poderosa do universo. Por conta disso, ele possui diversas habilidades especiais, é forte e muito, mas muito rápido. Talvez possa ser este o motivo do apelo do anti-herói entre os fãs mais jovens – ainda, Shadow vai ter destaque no filme “Sonic 3: O filme”, que estreia nos cinemas brasileiros no final do ano.
O personagem apareceu pela primeira vez como inimigo de Sonic em “Sonic Adventure 2”, lançado em 2001 para o finado videogame Dreamcast. Depois de idas e vindas, os dois acabaram virarando amigos. Shadow também teve um jogo próprio, lançado em 2005. A baixa qualidade e o fato de o personagem usar armas de fogo fez com que a crítica especializada na época detonasse o título.
Agora, a campanha do ouriço negro em “Sonic X Shadow Generations” tenta apagar este passado apresentando a qualidade que Shadow merece. O game traz em suas fases momentos de outras aventuras do anti-herói, como cenários onde ele apareceu pela primeira vez, e passa por jogos como “Sonic Forces” até o mais recente, “Sonic Frontiers”. O que foi entregue é um trabalho primoroso de criação de fases do estúdio Sega.
Do mesmo que na campanha original de “Sonic Generations”, as fases são jogadas em dois atos, um 3D e outro em 2D – o que é interessante já que Shadow não existia na era dos jogos clássicos de Sonic.
Em ambas, a velocidade em que Shadow consegue correr é alta e o jogador precisa ser ágil para conseguir saltar por obstáculos e atacar os inimigos que estão pela frente sem sofrer danos ou cair em um abismo para a morte.
A construção dos estágios oferece diversos caminhos para se chegar ao final e o desafio é, com a alta velocidade, conseguir atingir o inimigo que vai dar um impulso para uma plataforma mais alta ou conseguir pegar o embalo para saltar mais longe e chegar no local desejado. Conseguir alcançar esses locais mais difíceis premia com itens extras como uma trilha sonora de um game da franquia, artes conceituais e mais. É uma grande quantidade de conteúdo disponível para coletar e desbloquear, o que traz um grande desafio para quem deseja obter tudo o que o game oferece.
Sonic corre em alta velocidade em ‘Sonic X Shadow Generations’
Divulgação
As fases trazem muitos caminhos para correr, molas para saltar mais alto, trilhos para deslizar e dar cambalhotas, túneis para rodar e desafiar a gravidade. Há muita variedade no que foi construído no game. O mais interessante é que, por conta da história do jogo, em diversos momentos dos estágios há uma pegada que lembra os filmes do “Doutor Estranho”, da Marvel, com o mundo ao redor se transformando em um grande caleidoscópio.
De qualquer maneira, quem quer apenas jogar para se divertir vai conseguir concluir a fase pegando um caminho mais “normal” que, obviamente, terá uma dificuldade mais acessível, mas não dará os prêmios extras.
Shadow ainda pode usar diversos poderes que o auxiliam durante a aventura. Um dos principais é a possibilidade de conseguir parar o tempo por alguns segundos. Ao parar o tempo, ele consegue, por exemplo, saltar facilmente por obstáculos que se movem rapidamente, passar por cima de projéteis de inimigos e até se teletransportar em locais específicos.
Outro poder é o chamado “homing attack”, em que Shadow, ao saltar, pode atingir inimigos se teletransportando para perto deles. Contra adversários mais fortes, ele consegue dar uma sequência de golpes e lançá-lo para longe, teletransportando-se na sequência para onde ele foi lançado. Assim, Shadow consegue tanto cortar caminho quanto alcançar locais de difícil acesso.
Para enfrentar chefes e adversários mais poderosos, Shadow ainda pode disparar raios.
As habilidades são interessantes e adicionam uma camada a mais de diversão e desafio, além de diferenciarem Shadow de Sonic.
Shadow aprende muitas habilidades ao longo do jogo
Divulgação
O mundo branco
Fora das fases, Shadow deve explorar um mundo totalmente branco que, conforme ele completa os desafios, vai ficando colorido. Diferentemente de “Sonic Generations”, onde este mundo permite correr apenas de um lado para o outro, ao jogar com o anti-herói, você tem um mapa relativamente grande para explorar e descobrir mais segredos.
Este mundo branco, que funciona como uma área de acesso às fases (um hub), traz ainda mais desafios, o que aumenta a vida útil do game. Há muito o que fazer e locais para encontrar onde você vai poder desbloquear os itens bônus.
Contudo, a exploração exige ir destravando habilidades de Shadow pouco a pouco, como um poder em que ele cria uma arraia (sim, o animal) por meio de uma espécie de gosma que lembra o personagem Venom, para poder andar sobre as águas. Com a mesma gosma, ele também cria asas e pode voar em determinados momentos. É divertido e desafiador ficar horas explorando o local. Contudo, o tempo que se leva para conseguir obter estes elementos pode frustrar quem quer apenas sair jogando as fases.
Assista ao trailer de ‘Sonic X Shadow Generations’
E claro, a exploração é, de certa forma, obrigatória porque, depois de você concluir os dois atos das fases, Shadow precisa cumprir desafios para conseguir chaves que abrem uma porta para uma batalha contra um chefe.
As lutas contra os chefes estão entre as melhores da franquia. Não basta simplesmente sair pressionando qualquer botão. É necessário entender os ataques do vilão para saber o momento certo de desviar das investidas e o momento certo de atacar. Apenas usando todas as habilidades de Shadow é que é possível vencer.
O conteúdo da parte de Shadow do game é suficiente para trazer mais de seis horas de jogo que mostram que a Sega está no caminho certo para criar novas aventuras dos heróis. E o game chega no momento certo para o lançamento do filme “Sonic 3” nos cinemas.
Game também permite jogar com versão clássica de Sonic
Divulgação
Gerações
Se a parte de Shadow traz conteúdo inédito, a parte do Sonic é a mesma do game de 2011. Não há muitas novidades a não ser o visual renovado e algumas melhorias de controles para facilitar a execução de certas habilidades.
Você continua revisitando as fases clássicas dos jogos do Sonic em dois atos, um em 2D com o Sonic clássico e outro em 3D com o Sonic moderno. A cada certo número de fazes, você precisa cumprir desafios para enfrentar um chefão e abrir mais estágios. Com o visual remasterizado, Sonic parece correr com maior velocidade já que há mais quadros por segundo na tela, o que traz fluidez às imagens.
Como novidade, é possível coletar os Chaos, bichinhos introduzidos em “Sonic Adventure”, de 1998, que estão escondidos nas fases para conseguir mais itens extras para uma coleção de músicas e artes da franquia.
“Sonic X Shadow Generations” vale muito pelo conteúdo do ouriço preto, embora ele possa ser um pouco curto. Para quem já jogou o game lá em 2011, talvez a quantidade de conteúdo adicional não justifique a compra, embora traga desafios e construção de fases primorosos. Para esta nova geração que está gostando de Sonic agora, o game vale para conhecer a aventura clássica e apreciar o novo conteúdo.
Cartela resenha crítica g1
g1

Fonte da Máteria: g1.globo.com