Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Meta AI: o que é e como usar a nova inteligência artificial do WhatsApp, que viralizou por conta de erros


Tecnologia funciona como um ChatGPT da Meta capaz de textos e imagens, mas pode errar com cálculos matemáticos básicos e imagens. A empresa admite que a ferramenta pode não ser perfeita e diz que está comprometida em aprimorá-la. Meta AI no WhatsApp: o que é a nova ferramenta de inteligência artificial e como utilizar
Seu WhatsApp atualizou e passou a mostrar um círculo azul e rosa na busca? Esta é a Meta AI, nova inteligência artificial do aplicativo de mensagens, que começou a ser liberada há algumas semanas e que foi criticada após cometer vários erros.
➡️ O Meta AI é um assistente de IA gratuito e integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook. A novidade funciona como um ChatGPT nos serviços da Meta e, a partir de descrições simples, promete criar textos, planejar atividades e criar imagens, por exemplo.
Mas a ferramenta nem sempre entrega o resultado esperado e pode falhar para fazer alguns cálculos matemáticos e gerar imagens. Ao pedir a foto do “Homem-Aranha plantando bananeira”, o recurso é literal e mostra o super-herói com a planta, e não de cabeça para baixo.
A Meta disse ao g1 que, ao lançar seu recurso de inteligência artificial, informou que ele poderia não ser perfeito.
“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e recebemos feedbacks de nossos usuários”, afirmou a empresa, em nota.
Homem-Aranha plantando bananeira e Calma, Calabreso entre os erros de IA
Reprodução
A empresa afirma que usa dados públicos de usuários no Instagram e no Facebook, como fotos e publicações, para treinar e melhorar a sua inteligência artificial. É possível impedir a empresa de usar as informações (saiba mais abaixo).
Estas são algumas das tarefas que o Meta AI promete fazer:
🧠 responder a perguntas e fornecer informações de assuntos variados;
🎨 criar conteúdos, como texto, imagens e poemas;
🔢 fazer cálculos simples, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada. Ela também pode ajudar com cálculos mais complexos;
⌨️ conversar e “manter conversas naturais” com o usuário;
🗣️ fazer tradução de texto.
Como usar a IA do WhatsApp?
Abra o WhatsApp e vá em “Pergunte à Meta AI ou pesquise”, no topo do app;
Nesse campo, digite uma pergunta ou toque no ícone de avião para abrir um chat e interagir com a IA;
Você também pode tocar em uma das sugestões disponíveis, como “Hotéis para quem ama praia”, “Como ganha no jogo de xadrez”, “Ideias de limpeza”. Elas ficam localizadas abaixo da barra de pesquisa.
Meta AI, assistente com inteligência artificial integrado ao WhatsApp, ao Instagram e ao Facebook
Divulgação/Meta
Posso desativar o Meta AI no WhatsApp?
O Meta AI fica junto das suas conversas na tela inicial do aplicativo. Você pode apagar esse chat, mas não é possível desativar a IA, como informou a Meta ao g1.
“Ele tem como objetivo ser um assistente útil e está disponível na barra de pesquisa para ajudar com suas perguntas. Você não pode desativá-lo nesta experiência, mas pode pesquisar da maneira habitual para acessar uma variedade de resultados”, disse a companhia.
O que pode ser feito é impedir o uso dos seus dados para treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário voltado para o WhatsApp e outro, para Instagram e Facebook.
Coleta de dados para IA
A Meta anunciou em setembro a atualização de sua política de privacidade para prever a coleta de dados de usuários para treinar IA. As novas regras entraram em vigor no início de outubro, e os usuários podem pedir para que suas informações não sejam usadas para este fim.
A mudança foi feita depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovou uma adequação proposta pela Meta.
Inicialmente, a empresa tinha mudado sua política sem informar os usuários com antecedência. A ANPD, então, determinou que os termos fossem suspensos e que a Meta apresentasse um plano para se adequar às regras brasileiras.
Com a mudança, os termos da Meta agora indicam que a empresa usa informações públicas de usuários no Facebook e no Instagram para “desenvolver e melhorar modelos de IA generativa”.
Como impedir a coleta de seus dados
Para impedir o uso de seus dados, é preciso acessar o formulário disponível neste link. Insira o e-mail da sua conta e, se desejar, explique como o processamento de dados pessoais para treinar inteligência artificial afeta você. Em seguida, confirme em “Enviar”.
O pedido vale todos os seus perfis de Instagram e Facebook que possam estar integrados ao e-mail pela Central de Contas. Para saber quais perfis estão vinculados, clique neste link.
Com a solicitação, a Meta deixa de usar suas informações públicas do Instagram e do Facebook que estejam em seus perfis para treinar modelos de inteligência artificial generativa da empresa.
Mas lembre-se: mesmo com sua oposição ou se você não usar redes sociais da Meta, a empresa ainda usa informações sobre você se elas estiverem em fotos ou publicações de outra pessoa.
A empresa também usa outras informações públicas na internet e diz que não treina sua inteligência artificial com conteúdos de mensagens privadas.
LEIA TAMBÉM:
Quer viajar para o espaço? ‘Passeio’ para turistas custa a partir de R$ 1 milhão; veja valores pagos por ricaços
83% das crianças e adolescentes que usam internet no Brasil têm contas em redes sociais
WhatsApp vai permitir salvar contatos pelo computador; veja como fazer
DTV+: o que é TV 3.0, que oferece melhor qualidade de imagem e recursos interativos
Por que os jovens estão deixando de usar aplicativos de relacionamento?
O que são os supertênis, armas para atletas profissionais e amadores ‘voarem’

Fonte da Máteria: g1.globo.com