Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Heathrow espera que aeroporto seja reaberto com 'operação completa' neste sábado (22)


Pouco antes, as companhias aéreas United Airlines e Air Canada se pronunciaram através de seus porta-vozes e disseram que seus voos para Londres, com saída nesta sexta à noite, já estavam confirmados. Incêndio que gerou apagão no aeroporto de Heathrow, em Londres, atinge estação de energia
O aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, anunciou que pretende retomar 100% de sua operação neste sábado (22). O comunicado foi divulgado por volta das 16h desta sexta-feira (21), no horário local (13h no horário de Brasília), e ocorre quase 12 horas após um incêndio em uma estação de energia provocar o cancelamento de todos os voos de partida e chegada, cerca de 1.350.
“Podemos reiniciar os voos com segurança, priorizando a repatriação e a realocação de aeronaves. Por favor, não viaje para o aeroporto, a menos que sua companhia aérea tenha aconselhado a fazê-lo. Esperamos executar uma operação completa amanhã [sábado] e forneceremos mais informações em breve”, afirma o comunicado.
Um Airbus A380 da British Airways foi o primeiro avião a pousar em Heathrow. A aterrissagem ocorreu por volta das 18h desta sexta-feira, no horário local de Londres.
O comando antiterrorista de Londres assumiu as investigações sobre as causas do incêndio. Mas, segundo a Polícia Metropolitana, não há indícios de crime no incêndio.
O Heathrow é o maior da Europa e o quarto mais movimentado do mundo. Por isso, o fechamento provocou um efeito cascata no resto do mundo e fez com que centenas de outros voos também fossem cancelados ou tivessem suas rotas alteradas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mais cedo, a administração do aeroporto e porta-vozes das companhias aéreas United Airlines e Air Canada haviam confirmado que a retomada parcial das operações para Heathrow ocorreria ainda hoje.
“O Heathrow está reabrindo e planejamos operar nossa programação regular de voos para Londres a partir da noite desta sexta”, disse a porta-voz da empresa canadense.
Passageiros buscando informações sobre remarcação e alteração de voo que sairia de Roma para Londres após fechamento do Heathrow
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
A boa notícia acalma passageiros pelo mundo todo que estavam preocupados após a administração do aeroporto afirmar horas antes que a paralisação ainda poderia durar alguns dias.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa companhias aéreas em todo o mundo, criticou o aeroporto internacional de Heathrow por não ter um plano B para a distribuição de energia.
Voos cancelados
Aeroporto de Londres é fechado após incêndio em estação de energia
O incêndio, que começou nesta madrugada (ainda noite de quinta-feira pelo horário de Brasília), deixou o Heathrow sem energia e afetou todas as operações do aeroporto.
“Para garantir a segurança de nossos passageiros e colegas, Heathrow estará fechado até as 23h59 do dia 21 de março”, disse um comunicado do aeroporto.
A British Airways, companhia britânica que é a principal operadora no Heatrhow, recomendou que seus clientes não se deslocassem para o aeroporto até novo aviso. Já a Virgin Atlantic cancelou todos os seus voos que chegariam e decolariam de Heathrow até a próxima segunda (24).
A EasyJet, companhia britânica de baixo custo, disse nesta manhã que colocou sua frota de aviões de grande porte em rotas estratégicas nesta sexta e ao longo do fim de semana para realocar passageiros.
Aeroporto de Heathrow, em Londres, é fechado após incêndio em estação de energia
Reuters
De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, dezenas de voos foram desviados para outros aeroportos. A companhia aérea Qantas Airways deslocou seus voos com destino a Londres para Paris, na França. Já a United Airlines enviou aviões que iriam a Londres para Shannon, na Irlanda.
A Eurocontrol, agência que gerencia as operações de controle de tráfego aéreo em toda a Europa, disse em seu site de operações que nenhuma chegada estava sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia, e havia planos de desvio em vigor para os voos.
Brigada antiterrorista investiga
A Polícia Metropolitana de Londres disse ter acionado a brigada antiterrorista por conta das condições do incêndio e do impacto gerado pelo fogo.
Até agora, ainda segundo a Polícia Metropolitana, não há indícios de crime, mas as circunstâncias do incêndio levantaram a hipótese de terrorismo.
Cerca de 70 bombeiros tiveram de ir ao local para conter as chamas.
Uma dessas circunstâncias foi o horário do incidente, que ocorreu no meio da madrugada. Outra é o fato de o Corpo de Bombeiros não ter encontrado nenhuma hipótese aparente para que as chamas tenham sido detonadas.
A polícia londrina afirmou também que câmeras da região estão sendo revisadas.
O governo britânico afirmou que a hipótese de um ato criminoso foi descartada. Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que é muito cedo para especular sobre a causa de um incêndio:
“Eu os alertaria para não especularem. Haverá um momento para uma investigação completa. Esperamos que essas perguntas sejam respondidas, mas nossa prioridade agora é que esse incidente seja tratado apropriadamente”.
Incêndio
Fogo em estação de energia perto do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, que gerou apagão no aeroporto, em 21 de março de 2025.
Corpo de Bombeiros de Londres via AP
Em registros feitos por moradores, é possível ver fumaça e muito fogo em uma estação de energia nos arredores do aeroporto. Residências e empresas também ficaram sem energia.
‘Os bombeiros levaram 29 pessoas para um lugar seguro em propriedades vizinhas e, como precaução, um cordão de segurança de 200 metros foi estabelecido, com cerca de 150 pessoas evacuadas’, disse o Corpo de Bombeiros londrino.
Equipes de bombeiros estavam respondendo ao acidente, mas não havia clareza sobre quando a energia poderia ser restaurada de forma confiável, disse um porta-voz de Heathrow à Reuters por e-mail, acrescentando que esperavam uma interrupção significativa nos próximos dias.
Imagens do fogo em estação de energia que fechou aeroporto de Londres
Reuters

Fonte da Máteria: g1.globo.com