Pesquisar
Close this search box.
Notícias

A maior disputa no rap dos últimos 10 anos acabou? As referências do novo clipe de Kendrick Lamar…


Com ‘Not like us’, rapper celebra ‘vitória’ contra Drake em vídeo gravado pelas ruas de Compton, na Califórnia, em tributo ao hip hop cheio de indiretas e diretas. Entenda clipe ponto a ponto. 4 detalhes no clipe de “Not Like Us” do Kendrick Lamar
A disputa entre Kendrick Lamar e Drake começou em 2013. Em março de 2024, a briga teve um novo capítulo, com “Like That”, música gravada por Kendrick, pelo produtor Metro Boomin e pelo rapper Future. Kendrick respondeu a um verso de outros dois rappers: Drake e J. Cole.
Em “First Person Shooter”, Drake e J. Cole dizem que são “os três maiores rappers de todos os tempos”. A resposta de Kendrick nega isso veementemente, com alguns palavrões:
“Motherfuck the big three, nigg*, it’s just big me Nigg*, bum”
Ao todo, foram nove músicas de ataque (ou contra-ataque) entre Drake e Kendrick. Elas causaram uma disputa na internet, com muitas teorias e interpretações:
Metro Boomin, Future e Kendrick – “Like That”
Drake – “Push Ups”
Drake – “Taylor Made Freestyle”
Kendrick Lamar – “euphoria”
Kendrick Lamar – 6:16 in LA””
Drake – “Family Matters”
Kendrick Lamar – “Meet the Grahams”
Kendrick Lamar – “Not Like Us”
Drake – “The Heart Part 6”
Kendrick Lamar lançou no começo deste mês o clipe de “Not Like Us”. O vídeo traz diversas referências visuais à sua briga com Drake, além de uma homenagem à cidade californiana de Compton e à toda a história do rap da costa oeste americana.
Abaixo, o g1 explica oito referências (indiretas ou nem tanto) no vídeo, que parece encerrar a disputa entre os dois rappers. Em um estilo conhecido por troca de farpas e disputas entre artistas rivais, esta é com certeza a maior treta dos últimos dez anos.
ENTENDA a treta entre Drake vs. Kendrick Lamar
1) Pinhata e a coruja
Pinhata e coruja símbolos da gravadora de Drake
reprodução / redes sociais
A coruja aparece duas vezes no clipe de “Not Like Us”. Ela é o símbolo da gravadora de Drake, chamada de OVO Sound (October’s Very Own), e representa o sucesso nas principais paradas de sucesso que o rapper de Toronto teve nas últimas duas décadas.
Kendrick ironiza a coruja a colocando em forma de pinhata. Botar o animal de verdade numa gaiola ao fim do clipe representa a vitória de Kendrick contra Drake.
2) A Família de Kendrick unida
Família de Kendrick Lamar no clipe de “Not Like Us”
Reprodução / redes sociais
Na faixa “Family Matters”, Drake faz acusações graves. Ele diz que Kendrick teria agredido a esposa Whitney Alford e sua equipe teria abafado o caso. “Eles contrataram um time gestor de crise para esconder o fato de que você bateu na sua rainha”, canta Drake.
No clipe, Kendrick aparece com sua família unida e feliz em uma sala de estar, enquanto sua esposa faz o famoso passo de dança C-Walk. Essa é uma coreografia cultural e histórica da cena de rap da costa oeste. O trecho simbolizando que a família está completamente unida.
3) Flexões
Kendrick Lamar fazendo flexões no clipe de “Not Like Us”
Reprodução / redes sociais
Kendrick também aparece fazendo flexões e isso faz referência ao verso de ataque de Drake na música “Push Ups” (“Flexões”, em português). Drake ironiza um vídeo de 2020 em que rival aparece fazendo flexões em uma praça. Ao fazer as flexões, embora seja caçoado por elas, Kendrick deixa claro que não se importa tanto com o que o canadense pensa.
4) Amarelinha
Kendrick jogando amarelinha no clipe de “Not Like Us”
Reprodução/YoutTube do rapper
O refrão de “Not Like Us” tem uma parte com o seguinte trocadilho em inglês: “Tryna strike a chord and it’s probably A minor” (“Vão tocar um acorde e provavelmente é Lá menor”).
O verso é um duplo sentido com a nota musical e a palavra “menor”, uma pessoa menor de idade. Kendrick está se referindo ao suposto histórico de Drake de se relacionar com mulheres mais novas, em uma lista que teria menores de idade.
No clipe, Kendrick brinca de amarelinha para reforçar o significado de seu verso. Ele está, embora veladamente, acusando o rival de pedofilia. Drake nega todas as acusações.
5) Drake tenta pegar Kendrick desprevenido
Homem mascarado tenta pegar Kendrick desprevenido
Reprodução / redes sociais
Em outra parte, podemos ver um homem mascarado se aproximando de Kendrick e sendo abruptamente repelido. A cena simboliza os ataques silenciosos de Drake. Além do figurino parecido, há uma referência ao álbum do rapper canadense “Dark Lane Demo Tapes”.
6) DeMar DeRozan
DeMar DeRozan no clipe de “Not Like Us”
Reprodução / redes sociais
O jogador de basquete DeMar DeRozan, do Chicago Bulls, aparece no clipe e também tem uma linha dedicada na música: “I’m glad DeRoz’ came home, y’all didn’t deserve him neither” (“Estou feliz que o Deroz’ voltou para casa, vocês não o mereciam”).
DeMar jogou durante os anos de 2009 a 2018 nos Toronto Raptors, time que Drake é sócio. Eles tinham uma relação próxima, mas o fato de DeMar retornar aos Estados Unidos representa uma derrota para Drake no ponto de visto de Kendrick.
7) Álbum de Kendrick vindo?
Kendrick Lamar em lanchonete durante o clipe de “Not Like Us”
Reprodução / redes sociais
Kendrick aparece utilizando um casaco esportivo da Designer Martine Rose. A peça tem uma data impressa: “s/s/2024”. A letra “S” parece o número 8. Pode ser uma referência a um possível lançamento de Kendrick no dia 8 de agosto de 2024.
8) O palhaço
Tommy The Clown no clipe de “Not Like Us”
Reprodução / redes sociais
No começo do clipe temos um palhaço que aparece atendendo a porta e depois colocando o beat que dá início a música. Ele é Tommy The Clown, uma popular figura de Compton.
Ele foi o criador do passo de dança “clowning” que evoluiu para o passo “krumping” uma forma de street dance muito importante para a cultura hip-hop.
Um single recordista…
“Not Like Us” é um dos singles mais importantes para o rap nos últimos 20 anos, quebrando recordes e empilhando streams:
O single estreou em primeiro lugar no Hot 100 da ‘Billboard’ com 70.9 milhões de streams;
1° lugar de estreias globais na Apple Music e Spotify;
Tornou-se o rap mais rápida a atingir 100 milhões de plays no Spotify.
Além do impacto comercial, a briga entre Drake e Kendrick Lamar reacendeu o espírito de disputa dos artistas dentro do rap. Isso gerou muita movimentação na cena e criando um cenário promissor para o gênero nos próximos anos.

Fonte da Máteria: g1.globo.com