Autoridades examinaram risco perigo ou contaminação. Desde o fim de maio, centenas de balões norte-coreanos foram enviados para o Sul como forma de retaliação. Agentes recolhem lixo de balão enviado pela Coreia do Norte, em Seul, em 24 de julho de 2024
Park Dong-joo/Yonhap
Um balão com lixo enviado pela Coreia do Norte caiu no complexo do gabinete presidencial da Coreia do Sul, na manhã de quarta-feira (24), pelo horário local. As informações são do Serviço de Segurança Presidencial e foram divulgadas pela agência de notícias estatal Yonhap.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As autoridades disseram que encontraram o balão com lixo no complexo presidencial enquanto monitoravam a última leva de artefatos enviados pela Coreia do Norte.
“Uma investigação da equipe de resposta química, biológica e radiológica mostrou que os objetos não apresentavam perigo ou contaminação”, disse o Serviço de Segurança.
A Coreia do Sul disse que, como resposta, acionou alto falantes na fronteira com propaganda. Os conteúdos incluem mensagens contra o regime de Kim Jong-un e músicas de k-pop.
Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e, até mesmo, fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos.
Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.
Além disso, ainda em junho, uma nova remessa de balões norte-coreanos provocou o fechamento de um aeroporto que fica a cerca de 30 km de Seul.
A crise dos balões levou a Coreia do Sul a suspender um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Com isso, atividades militares foram retomadas na região de fronteira.
LEIA TAMBÉM
‘Quem se assustou que tome um chá de camomila’, diz Maduro após Lula comentar fala sobre ‘banho de sangue’
Naufrágio de barco pesqueiro deixa 8 mortos e outros 5 desaparecidos próximo às Ilhas Malvinas
Pesquisa de intenção de voto Reuters/Ipsos aponta Kamala com 44%, e Trump com 42%
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte da Máteria: g1.globo.com