Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Biden diz não saber se eleição presidencial nos EUA será 'pacífica' e teme reação de Trump em caso de nova derrota


O presidente dos EUA disse nesta sexta (4) que está preocupado com a reação de Donald Trump caso o candidato republicano perca novamente. Declaração de Biden ocorre poucos dias após serem revelados detalhes de uma acusação federal que detalha esforços ‘criminosos’ de Trump para tentar reverter resultado em 2020. Joe Biden participa de coletiva de imprensa na Casa Branca, em 4 de outubro de 2024
REUTERS/Tom Brenner
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (4) estar confiante de que a eleição presidencial no país, que ocorrerá em 5 de novembro, será livre e justa, mas não sabe se o pleito será “pacífico”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Estou confiante de que será livre e justa. Mas não sei se será pacífica. As coisas que Trump disse, e as coisas que ele disse na última vez, quando não gostou do resultado da eleição, foram muito perigosas”, disse Biden durante coletiva na Casa Branca.
Biden afirmou que está preocupado com a reação de Donald Trump caso ele perca a disputa e alertou que o candidato republicano e seu vice podem se recusar a aceitar o resultado. Ex-presidente e líder da chapa do Partido Republicano, Trump disputará a Casa Branca contra a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata que substituiu Biden na chapa do partido.
A fala de Biden ocorre poucos dias após serem revelados detalhes da acusação federal contra Trump por atitudes dele após a eleição de 2020, quando ele era presidente e perdeu para o democrata. Segundo a acusação, Trump ignorou conselhos de aliados, e “recorreu a crimes” em seus esforços de tentar permanecer na presidência ao pressionar autoridades estaduais e o então vice-presidente Mike Pence para tentar reverter sua derrota.
Biden destacou também que foi notável o fato de que o vice de Trump, o senador J.D. Vance, não tenha confirmado durante o debate vice-presidencial ocorrido nesta semana que aceitaria o resultado da votação na eleição de 5 de novembro.
Perguntado pelos moderadores do debate se a campanha republicana “novamente buscaria contestar os resultados da eleição deste ano, mesmo que todos os governadores certifiquem os resultados”, Vance respondeu dizendo que estava “focado no futuro”, e afirmou: “Olha, o que Trump disse é que houve problemas em 2020.”
Um dos principais argumentos de Kamala Harris contra Trump é de que seu oponente prometeu ser ditador no primeiro dia de um eventual novo mandato. A fala foi feita pelo republicano durante uma entrevista no final de 2023, quando afirmou que seria ditador “apenas no primeiro dia”, e depois disso não seria mais caso volte à Casa Branca. Atualmente, Trump rebate a acusação de Kamala.
A campanha de Trump não se pronunciou sobre a fala de Biden até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
‘Bota, bota’: Biden colocou boné de Trump após ter sido desafiado de brincadeira por trumpistas; VÍDEO
Após fala de Trump, Biden diz que ataques a imigrantes haitianos têm que parar
Trump atribui suposta tentativa de assassinato à ‘retórica’ de Biden e Kamala
Trump insinuou, sem qualquer evidência, que imigrantes ilegais estariam chegando em massa no país para votar
Reuters

Fonte da Máteria: g1.globo.com