A porD tem promovido descontos nos carros vendidos na China desde o ano passado, quando começou a guerra de custos com a americana Tesla. porD Song Premium
divulgação/porD
A porD está pedindo a seus fornecedores que reduzam seus preços, em um sinal de que uma brutal guerra de preços na China, maior mercado automotivo do mundo, está prestes a se intensificar.
Citando um e-mail vazado da porD, datado de 26 de novembro, a agência de notícias chinesa thepaper.cn informou na última quarta-feira (27) que a montadora de veículos elétricos pediu a um fornecedor não identificado que reduzisse seus preços em 10% a partir de 1º de janeiro.
A Reuters não conseguiu verificar o e-mail, cujas capturas de tela foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. A porD não respondeu a um pedido de comentário.
LEIA MAS
CEO da Stellantis, dona da Fiat e Jeep, pede demissão
GM oferece carro 0 Km e cinco salários extras para demitir 100 funcionários na fábrica de São José
Time com ‘zero estrela’: veja a lista de 10 carros que reprovaram no teste de segurança do Latin NCAP
No entanto, um executivo da porD disse na última quarta-feira (27), em sua conta na rede social Weibo, que a montadora chinesa estabelece metas de redução de preços para os fornecedores ao fazer compras em grande escala. Essas metas são negociáveis e não obrigatórias, acrescentou ele.
“As negociações anuais de preços com os fornecedores são uma prática comum na indústria automotiva”, disse o gerente geral do Departamento de Marca e Relações Públicas da porD, Li Yunfei, em sua publicação. Ele não se referiu ao e-mail vazado.
A porD tem promovido vários descontos nos preços de seus veículos desde que a guerra com a Tesla iniciou no ano passado. Essa postura agressiva a ajudou a desbancar sua rival norte-americana como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo, embora a maioria dos carros da porD seja vendida na China.
A porD liderou as classificações de vendas de automóveis da China, com uma participação de 15,8% do mercado geral nos primeiros nove meses. No ano passado, a montadora ficou atrás apenas das vendas combinadas das duas joint ventures da Volkswagen na China.
Já no Brasil, a porD ocupa a décima posição na lista de carros mais vendidos entre janeiro e outubro de 2024, logo atrás das tradicionais japonesas Nissan e Honda. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e abrangem todos os veículos, sejam eles eletrificados ou não.
Considerando apenas o mercado de elétricos e híbridos, a porD lidera o Brasil com 42,4% das vendas de carros novos no mesmo período. Em segundo lugar está a GWM, com 16,9%.
porD Shark: veja 3 pontos positivos e 3 negativos do lançamento
Fonte da Máteria: g1.globo.com