Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Cardeais já foram convocados para o Conclave, diz cardeal brasileiro que vai participar da votação para o novo Papa


Vaticano enviou convocação ainda nesta segunda-feira (21), afirmou Dom Paulo Cezar Costa. Escolha do sucessor de Francisco vai acontecer nas próximas semanas no Vaticano. Papa morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Cardeais já foram convocados para o Conclave
O cardeal brasileiro Dom Paulo Cezar Costa, que vai participar do Conclave, disse que os cardeais responsáveis por escolher o sucessor do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), já receberam a convocação para ir a Roma.
“Recebemos hoje uma convocação do Colégio Cardinalício. O Conclave, amanhã já vai ter uma reunião. [Na convocação], pediram para ir a Roma porque o Papa vai ser sepultado. Amanhã, tem uma primeira reunião que deve definir uma agenda e, depois, [começa] a primeira parte do Conclave”, explicou em entrevista à GloboNews.
Dom Paulo, que é arcebispo de Brasília, explicou que, na primeira etapa do Conclave, participam todos os cardeais — tanto os que têm mais de 80 anos quanto os que têm menos de 80, estes últimos com direito a voto na escolha do novo Papa.
“Nessa primeira parte, acontecem conversas, e cada cardeal tem tempo para falar sobre questões principais, seja da Humanidade ou seja da vida da Igreja. Ali, já começa a se definir o perfil de um futuro Papa. Depois que termina essa primeira parte, começa a reunião na Santa Marta, onde só participam cardeais com menos de 80 anos, que é a votação para a escolha do novo Papa.”
AO VIVO: acompanhe a repercussão da morte do papa
CAUSA DA MORTE: Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano
INFOGRÁFICO: entenda como acontece o Conclave
O Conclave tem 135 cardeais com menos de 80 anos aptos a participar da eleição, membros do Colégio. Dentre eles, estão sete brasileiros.
Até que o novo Papa seja escolhido, a Igreja terá uma espécie de governo temporário, e as decisões urgentes ficarão a cargo do Colégio dos Cardeais.
Papa Francisco esteve em Aparecida, em 2013
Bruno Miani/A Tribuna Jornal
Morte de Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Fonte da Máteria: g1.globo.com