Inclusão está em relatório sobre crianças e conflitos armados da ONU. Em 2023, grupos terroristas apareceram na lista. que já teve Talibã e Estado Islâmico Crianças são cerca de 35% de todos os mortos na Faixa de Gaza, mais de 6,5 mil, segundo autoridades palestinas.
Reuters via BBC
Israel foi incluída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma lista global de agressores de crianças ao lado do Hamas e da Jihad Islâmico.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Outros grupos terroristas como o Talibã e o Estado Islâmico apareceram em 2023 na lista que integra um relatório anual da ONU sobre crianças e conflitos armados no mundo. A versão de 2024 do documento, que traz uma lista global de atores que, segundo a ONU, cometeram violações contra crianças, será divulgada na semana que vem.
A informação de que o Exército israelense está na lista deste ano foi inicialmente dada nesta sexta-feira (7) pelo enviado especial de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), Gilad Erdan, e depois uma fonte diplomática que não quis ser identificada confirmou a informação para a agência de notícias Reuters.
Erdan chamou a inclusão de “vergonhosa”. O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que a decisão “impactará nas relações de Israel com a ONU”.
A ONU não havia se pronunciado sobre a inclusão de Israel até a última atualização desta reportagem. Já o porta-voz da Autoridade Nacional Palestina, Nabil Abu Rudeineh, elogiou a decisão das Nações Unidas.
“É um passo a mais para que Israel seja responsabilizada pelos seus crimes”, disse.
Israel bombardeia escola de agência da ONU em Gaza, e 40 morrem, segundo autoridades locais
Israel sofre pressão dos EUA para esclarecer ataque em escola da ONU
Fonte da Máteria: g1.globo.com