Atriz tinha doença com sintomas similares ao Mal de Parkinson e doou cérebro para estudos médicos. Atriz Cheng Pei-Pei morre aos 78 anos.
Chris Pizzello/Invision/AP
A atriz chinesa Cheng Pei-pei, que estrelou “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee, morreu aos 78 anos. A notícia foi informada pela família da atriz nesta sexta-feira (19).
Segundo o texto publicado no Facebook, Cheng morreu “pacificamente” na última quarta-feira em casa e estava cercada por seus entes queridos. Ela havia sido diagnosticada com síndrome de parkinsonismo neurodegenerativo atípico, uma doença com sintomas similares ao Mal de Parkinson.
De acordo com a nota, os médicos não conseguiram retardar a progressão da doença e a atriz optou por doar cérebro para pesquisas médicas.
“Nossa mãe queria ser lembrada por como ela era: a lendária Rainha das Artes Marciais… uma atriz versátil e premiada cuja carreira no cinema e na televisão durou mais de seis décadas, não apenas na Ásia, mas também internacionalmente. Ela adorava ser atriz e sabia, mesmo com muito trabalho, o quanto era sortuda por ter a carreira que teve”.
Cheng era considerada uma pioneira em filmes de ação. Ela se tornou conhecida após seu papel de destaque em “O Grande Mestre Beberrão”, de 1966, e ganhou renome internacional com filmes como “O Tigre e o Dragão”, vencedor de quatro Oscars. Seu último papel foi no live-action de “Mulan” (2020), como a casamenteira.
Fonte da Máteria: g1.globo.com