Moradores da região metropolitana de São Paulo chegaram a ficar cinco dias sem energia elétrica esta semana, após um temporal que atingiu a região. Distribuidora Enel foi alvo de críticas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou nesta sexta-feira (18) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mobilize equipes para acompanhar a atuação das distribuidoras diante do novo alerta de temporal até domingo (20).
Em ofícios à distribuidora da região metropolitana de São Paulo, a Enel, à prefeitura e ao governo do estado, o ministro confirmou que a agência vai mobilizar equipes de fiscalização junto às distribuidoras.
Silveira também afirmou ser necessária a atuação conjunta das equipes das distribuidoras do estado, da prefeitura e do governo local.
“Reitero meu entendimento de que é premente e necessária a mobilização conjunta […], com objetivo de garantir a continuidade na prestação do serviço de energia elétrica e a adoção de medidas contingenciais conjuntas, em caso de restrição no fornecimento”, disse o ministro.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Reprodução
Segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital paulista deve enfrentar um novo temporal nesta sexta-feira (18).
Uma semana atrás, uma tempestade com ventos que atingiram até 107 km/h — que bateram recorde de maior ventania em 30 anos — já atingiram São Paulo e a região metropolitana.
Cerca de 3,1 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica e oito pessoas morreram no estado. A energia só foi restabelecida na quinta-feira (17).
Quinto dia do apagão de energia elétrica em São Paulo começa com 100 mil imóveis ainda sem energia
Aneel prepara ações em SP
A Aneel fez uma reunião na quinta-feira (17) para definir ações de proteção da rede elétrica e manutenção da energia durante os temporais previstos para o estado de São Paulo no fim de semana.
Participaram também da reunião as empresas distribuidoras de energia.
Foram definidas as seguintes ações pelas distribuidoras:
Mobilização de equipes para atendimento de emergências
Utilização de geradores de energia
Preparação de salas de crise
Trabalho de mobilização junto às prefeituras para poda de árvores
Disparo de alertas e boletins informativos direcionados à população:
Redes sociais
SMS
Portais
Outros canais de comunicação
Prontidão das equipes de call center para atendimento ao público
Fonte da Máteria: g1.globo.com