O Conselho Presidencial de transição decidiu destituir o primeiro-ministro Garry Conille e escolheu o empresário Alix Didier Fils-Aimé para sucedê-lo. O conselho foi formado em abril e não está claro se tem poder para mudar o comando do país. Garry Conille foi escolhido pelo conselho de transição para ser o primeiro-ministro do Haiti em 28 de maio de 2024. Cornille liderou o país entre 2011 e 2012.
AP Photo/Dieu Nalio Chery, File
O Conselho Presidencial de transição do Haiti decidiu destituir o primeiro-ministro, Garry Conille, com o qual mantinha uma disputa pelo controle do governo, segundo publicação do diário oficial com data de 11 de novembro, à qual a AFP teve acesso neste domingo (10).
Segundo o documento consultado pela AFP, o conselho escolheu o empresário Alix Didier Fils-Aimé como novo primeiro-ministro.
O órgão presidencial de nove membros, formado em abril para conduzir o país após a demissão do premier impopular Ariel Henry, havia nomeado Conille no começo de junho.
O conflito entre o premier e o conselho de transição se acirrou nas últimas semanas, motivado principalmente pela proposta de mudar os titulares das pastas de Justiça, Finanças, Defesa e Saúde, uma decisão a que Conille se opunha.
A decisão do Conselho Presidencial abre um novo período de incertezas no país caribenho, que enfrenta décadas de pobreza, violência e instabilidade política.
O Conselho Presidencial é formado por uma aliança de partidos políticos e membros da sociedade civil. Não está claro se ele tem o poder de demitir o primeiro-ministro, uma vez que essa figura carece de base constitucional e não foi ratificada por um parlamento.
Fonte da Máteria: g1.globo.com