O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu, nesta sexta-feira (28/6), no Palácio 29 de Março, a visita de cortesia do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier D’orfeuil. Na reunião, Pimentel reforçou a cooperação internacional entre Curitiba (Brasil-Paraná) e a França no desenvolvimento de programas sociais e vários projetos culturais importantes na cidade. O encontro também contou com a presença do chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
O vice-prefeito também agradeceu ao convite recebido pelo Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França para participar, em abril, do programa Personalidades Promissoras 2024.
“Estou com o cônsul Yves Teyssier D’orfeuil, responsável pelo convite ao grande programa (Personalidades Promissoras 2024) do governo francês para o fortalecimento das agendas comuns das cidades, parcerias estratégicas na área social e o intercâmbio cultural entre nossa cidade de Curitiba, o Paraná, o Brasil e a França”, destacou Eduardo Pimentel.
“Estou com o cônsul Yves Teyssier D’orfeuil, responsável pelo convite ao grande programa (Personalidades Promissoras 2024) do governo francês para o fortalecimento das agendas comuns das cidades, parcerias estratégicas na área social e o intercâmbio cultural entre nossa cidade de Curitiba, o Paraná, o Brasil e a França”, destacou Eduardo Pimentel.
Cooperação consolidada
O cônsul francês também reforçou a parceria contínua entre Curitiba e França e as comemorações do ano Brasil-França, em 2025. “As cooperações seguem muito boas e nós temos aqui, em Curitiba, muitos projetos também previstos para o ano Brasil-França”, disse.
Dentre as ações, em 14 de julho, Festa Nacional da França, o Jardim Botânico e o Memorial de Curitiba serão iluminados com as cores da bandeira francesa (azul, branca e vermelha). A ação promocional será divulgada em todo mundo também por meio das redes sociais do governo francês.
- Em Paris, vice-prefeito apresenta ações sustentáveis de Curitiba para o Conselho Empresarial França-Brasil
- Eduardo Pimentel participa de visitas técnicas sobre segurança alimentar e renovação urbana na Europa
- Curitiba inicia conversas com banco alemão para financiamentos em eletromobilidade e projetos de eficiência energética
Parceria fortalecida
A parceria entre Curitiba e França transpõe a narrativa diplomática para alcançar ações concretas, importantes programas sociais e culturais na capital paranaense. A construção do Bairro Novo da Caximba tem apoio e contrato de financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Para o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, a cooperação entre Curitiba e França segue alinhada e fortalecida com programas e projetos importantes para o desenvolvimento da cidade. “A cooperação internacional continua a ser uma ferramenta importante na construção de projetos estratégicos para o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou Feijó.
Na área cultural, em fevereiro de 2024, Curitiba firmou parceria importante com a Aliança Francesa (AF) da cidade para oferta de curso de francês aos atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em abril, em missão na França, durante o programa Personalidades Promissoras de 2024, o vice-prefeito Eduardo Pimentel participou de reunião com o prefeito de Lyon, Grégory Doucet, com o senador francês Fabien Gay, com representantes do Mouvement des Entreprises de France Internacional e do Codatu (ONG de mobilidade urbana sustentável), para alinhar novas parcerias comerciais e culturais.
No campo da educação, Pimentel também participou, ainda em 2023, de encontro com o senador francês Olivier Cadic para tratar do projeto de construção de uma Escola da França em Curitiba, para disseminar a cultura e a língua francesa na capital.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br