Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Convidados internacionais, escritoras brasileiras e autores curitibanos: confira a programação desta quarta do Festival da Palavra – Prefeitura de Curitiba

A programação do II Festival da Palavra de Curitiba está intensa e nesta quarta-feira (19/6) há muitas opções para conhecer a produção de autores consagrados e novos talentos da literatura. A argentina Liliana Heker, o português Afonso Cruz e as brasileiras Maria Valéria Rezende e Maria Adelaide Amaral estão entre as atrações. Nesta quarta começa também a maratona literária 24 Horas de Prosa, com 48 autores curitibanos.

O Memorial de Curitiba concentra a maior parte das atividades, que iniciam às 9h da manhã com o debate Teatro e Resistência, com Fátima Ortiz, Chico Nogueira e Silvia Monteiro. A agenda segue com o debate Uns clics de Leminski, com Ana Luiza Fernandes e Ivan Justen Santana.

A tarde começa com o bate-papo Milvozes com Alice Ruiz e sessão de autógrafos. A escritora Liliana Heker, que teve papel importante na resistência à ditadura na Argentina, falará na sequência. O bate-papo Escrever Hoje reúne o romancista português Afonso Cruz, distinguido com o Prêmio da União Europeia de Literatura com mais de 30 obras publicadas, e os cronistas e editores Yuri Al’Hanati e Rogério Pereira.

A jornada de debates no Memorial de Curitiba encerra com Maria Valéria Rezende (PB), socióloga e educadora, três vezes ganhadora do Prêmio Jabuti (2009, 2013 e 2015), e Maria Adelaide Amaral, autora de diversas obras para o teatro e para a televisão. A praça do Memorial será palco também de duas sessões, pela manhã e à tarde, do espetáculo infantil A Casa dos Contadores de Histórias, da Cia dos Ventos.

Oficinas

Durante o dia, quatro oficinas literárias acontecem na Casa Hoffmann e no Solar da Cultura: a oficina de histórias afro-paranaenses Tinta Preta em Papel Branco, com Marcel Malê; a de crônicas, com a escritora paulista Cidinha da Silva; a de poesia com a paranaense Monica Berger; e a de poesia para surdos, com Negabi Poeta.

24 horas de prosa

Quarenta e oito escritoras e escritores curitibanos participam da maratona 24 horas de prosa, de quarta-feira a sábado, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC).  Cada autor terá 30 minutos para se apresentar e falar sobre suas obras. Os depoimentos serão gravados e com isso se terá um panorama da literatura produzida em Curitiba.

Serviço

II Festival da Palavra de Curitiba

19 de junho (quarta-feira)

9h – Teatro e Resistência – Fátima Ortiz, Chico Nogueira e Silvia Monteiro. Mediação: Marta Morais da Costa (Teatro do Memorial)
9h às 12h – Oficina Tinta Preta Em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê (Casa Hoffmann)
9h às 12h – Oficina de Poesia, com Monica Berger (Solar da Cultura)
9h30 e 14h30 – A Casa dos Contadores de Histórias – Espetáculo infantil da Cia Dos Ventos (Praça do Memorial de Curitiba)
11h – Uns Clics De Leminski – Ana Luiza Fernandes (RJ) e Ivan Justen Santana. Mediação: Sandra Novaes (Teatro do Memorial)
14h às 17h – Oficina de Crônica, com Cidinha da Silva (SP) (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina de Poesia para Surdos, com Negabi Poeta (Solar da Cultura)
14h -Milvozes Com Alice Ruiz. Mediação: Danielle Carazzai. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
16h – Criar a Palavra, com Liliana Heker (Argentina). Mediação: Julie Fank. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
18h – Bate-papo “Escrever Hoje”, com Afonso Cruz (Portugal), Yuri Al’hanati e Rogério Pereira. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
18h30 – Ave Palavra – Peça Teatral (Casa Hoffmann)
20h – Maria Valéria Rezende (PB) e Maria Adelaide Amaral  (RJ). Mediação: Raquel Illescas Bueno. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)

Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br