A cidade de Goyang, na Coreia Sul, celebrou um protocolo de intenções para estabelecer futuras cooperações com Curitiba nos setores de meio ambiente e transporte coletivo. A assinatura do termo foi realizada nesta sexta-feira (21/6), na sala de reuniões do Hipervisor Curitiba, no Palácio da Inovação, com a participação do prefeito de Goyang, Donghwan Lee, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
O protocolo de intenções entre Curitiba e Goyang foi elaborado em conjunto com a Assessoria de Relações Internacionais de Prefeitura de Curitiba. O termo também prevê cooperação entre as cidades nas áreas de gestão de resíduos sólidos, clima e ecologia.
Além do prefeito coreano, integravam a comitiva Doyoun Lee, Heejin Cho, Soonyoung Park, Junseop Lee, Yunkyung Choi, Hankyo Lim, Hyoungsik Shin, Gyeonghwan Kim e Myoungsoo Lim.
Eles foram recebidos pelos diretores do Ippuc, Oscar Schmeiske (Hipervisor de Curitiba), Liana Vallicelli (Informações), Rosane Popp (coordenadora de Relações Internacionais do Ippuc), Rodolpho Zannin Feijó (assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura).
Troca de experiências
A cidade de Goyang, na província de Gyeonggi, Coreia do Sul, é um centro urbano dinâmico dentro da área metropolitana de Seul, conhecido por seu rápido crescimento e importância estratégica.
“Goyang é cidade de mais ou menos um milhão de habitantes e é muito importante a gente ter essa integração em nível mundial. Este convênio foi estabelecido para troca de experiências no que diz respeito à questão urbanística das cidades. A Prefeitura e o Ippuc estarão à disposição para trocar projetos e ideias com os coreanos”, disse Jamur.
Transporte coletivo
O prefeito de Goyang, Donghwan Lee, ficou muito impressionado em conhecer Curitiba e disse que existe um interesse especial em conhecer melhor o sistema de transporte coletivo da cidade.
“Estou muito feliz em conhecer Curitiba e assinar este acordo. Eu acho que temos muito o que aprender com Curitiba, principalmente na questão do transporte coletivo”, disse o prefeito coreano.
“Estou muito feliz em conhecer Curitiba e assinar este acordo. Eu acho que temos muito o que aprender com Curitiba, principalmente na questão do transporte coletivo”, disse o prefeito coreano.
A comitiva aproveitou a estada em Curitiba para uma visita técnica à sede da Urbs para conhecer como é operado o sistema de transporte da capital.
A comitiva coreana conheceu como foi planejado o sistema de transporte, como surgiram os BRTs e a concepção dos corredores exclusivos, as canaletas, que formam o sistema trinário (com as faixas para carros) metodologia que já foi copiada por mais de 250 cidades do Brasil e do mundo e agora a atualização deste modal, com a mudança para matriz elétrica, atendendo as metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Dentro desse conceito, também foi relatada a importância dos 53 parques urbanos criados em Curitiba que ajudam a preservar as faixas de drenagem de rios e a prevenir enchentes.
Os visitantes também conheceram também como funciona o Hipervisor Curitiba, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, inaugurada em fevereiro deste ano.
Espaços verdes e tecnologia
Como Curitiba, a cidade de Goyang é celebrada por seus extensos espaços verdes, como o Ilsan Lake Park. Atrações culturais como o Korea International Exhibition Center (KINTEX) destacam o papel de Goyang como um local significativo para eventos e exposições internacionais.
A cidade também é referência em educação e tecnologia, convertendo-se em um centro de inovação e excelência acadêmica.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br