
Cineasta do filme ‘Manas’ receberá apoio para criação de seu segundo projeto de longa-metragem. Iniciativa celebra 10 anos de reconhecimento das mulheres do cinema. Marianna Brennand, diretora do filme ‘Manas’
Divulgação/Redes sociais da cineasta
Marianna Brennand, diretora do filme “Manas”, vai receber o prêmio Women In Motion Emerging Talent, dedicado a novos talentos do cinema, no Festival de Cannes 2025. O evento francês acontece entre os dias 13 e 24 de maio.
A cineasta foi selecionada pela diretora Amanda Nell Eu, da Malásia, vencedora do prêmio em 2024. Cada vencedora escolhe a próxima ganhadora, que recebe uma bolsa de 50 mil euros (cerca de R$ 320 mil) para apoiar a criação de seu segundo projeto de longa-metragem.
“Manas”, estreia de Marianna, é uma coprodução da Inquietude, Globo Filmes e Canal Brasil. Em 2024, ele recebeu o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra paralela do Festival de Veneza. No filme, Marcielle, de 13 anos, vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó, no Pará. Ela decide “confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da sua comunidade”.
10 anos do Women In Motion
Em 2025, o programa Women In Motion celebra 10 anos de reconhecimento das mulheres do cinema. A iniciativa busca “promover talentos femininos emergentes, expondo desigualdades persistentes na indústria cinematográfica”. A ideia também é promover uma “evolução real” nesta questão. A participação de diretoras aumentou de 7,5% para 13,6% entre os 100 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos entre 2015 e 2024.
Todos os anos em Cannes, nas últimas dez edições, o programa premiou diretoras com um primeiro longa-metragem cheio de potencial. O prêmio Emerging Talent já apoiou Leyla Bouzid (Tunísia), Gaya Jiji (Síria), Ida Panahandeh (Irã), Maysaloun Hamoud (Palestina), Carla Simón (Espanha), Eva Trobisch (Alemanha), Maura Delpero (Itália), Shannon Murphy (Austrália), Ninja Thyberg (Suécia), Carmen Jaquier (Suíça) e Amanda Nell Eu (Malásia).
Algumas vencedoras do prêmio receberam reconhecimento internacional por seu segundo longa-metragem. Carla Simón, por exemplo, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2022 por “Alcarràs”. Maura Delpero recebeu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza 2024 por “Vermiglio”.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), Marianna Brennand falou sobre a premiação. “Reconheço a importância e a beleza de fazer parte da comunidade Women In Motion e gostaria de honrar as manas que compartilharam suas histórias corajosamente conosco”, ela comentou.
“Agradeço à nossa equipe e aos parceiros do time de Manas que me apoiaram nos últimos dez anos enquanto tecíamos juntos essa história que parecia difícil de contar. Espero que, através de ‘Manas’, as mulheres se sintam vistas, ouvidas, respeitadas e encorajadas a quebrar seus silêncios. A todas as manas do mundo, vamos nos manifestar.”
VÍDEO: Trailer de ‘Manas’
”MANAS’: filme de estreia da diretora Marianna Brennand ganha trailer
Fonte da Máteria: g1.globo.com