Pesquisar
Close this search box.
Notícias

É #FAKE que apagão cibernético afetou esfera gigante em Las Vegas


Imagem em redes sociais é uma adulteração que circula na internet desde 2023. Empresa aponta que a imagem não é real. É #FAKE que apagão global afetou telão da Esfera, em Las Vegas
Reprodução
Circulam pelas redes sociais posts segundo os quais o apagão cibernético registrado nesta sexta-feira (19) em todo o mundo deixou a Esfera, nos Estados Unidos, —com “tela azul” de erro. É #FAKE.
Inaugurada em 2023, a esfera é o maior painel de LED do mundo e fica em Las Vegas. A superfície externa da esfera é totalmente coberta por uma tela led de 54 mil metros quadrados.
selo fake
g1
As mensagens mostram uma imagem da Esfera supostamente com a tela azul —a mesma tela de erro exibida em aeroportos e serviços bancários nesta sexta. Uma das legendas diz: “O Crowdstrike #cyberattack deu à Esfera a tela azul da morte. Está tudo nas mãos de Deus agora, pessoal!”. Outra mensagem mostra a imagem da Esfera e diz: “Usuários do Microsoft Windows agora”.
Não é verdade que a interrupção cibernética global desta sexta-feira tenha afetado a Esfera. Uma busca pela origem mostra que a imagem já havia sido publicada em 2023, antes do apagão. Detalhes como a posição e iluminação dos veículos nas ruas próximas apontam as imagens são idênticas.
Uma pesquisa da imagem viral na ferramenta Google Fact Check Tools, que agrega checagens de todo o mundo, aponta que ela já foi usada em outras mensagens falsas checadas por verificadores de fato em 2023. Essas checagens revelam que a imagem é manipulada digitalmente.
O Fato ou Fake submeteu os posts para a Sphere Entertainment, empresa responsável pela Esfera, que confirmou que a imagem não é real. Ao longo do dia, a transmissão ao vivo da Esfera no YouTube mostrava uma projeção normal.
Apagão cibernético global
Um apagão cibernético provocou atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). O problema está relacionado a sistemas que utilizam o Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. A companhia informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hacker, teve um problema na atualização (update) de software.
Essa mensagem falsa circula em outros países e idiomas e já foi checada por Maldita e Verify, entre outros.
É #FAKE que apagão global afetou telão da Esfera, em Las Vegas
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte da Máteria: g1.globo.com