Pesquisar
Close this search box.
Notícias

É #FAKE que atirador que tentou matar Trump tenha gravado vídeo dizendo que Serviço Secreto 'pegou a pessoa errada'


Verdadeiro autor do crime foi morto pelos agentes logo após atirar e acertar a orelha direita do ex-presidente norte-americano durante comício na Pensilvânia. É #FAKE que o Serviço Secreto matou homem errado após atentado contra Trump
Montagem g1
Viralizou nas redes sociais o vídeo de um homem que reivindica a autoria do atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia e afirma que o Serviço Secreto dos Estados Unidos “pegou a pessoa errada”. É #FAKE.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
selo fake
g1
No vídeo, um homem branco com cabelos loiros e longos diz: “Meu nome é Thomas Matthew Crooks. Odeio republicanos, odeio Trump. E adivinhem só? Vocês pegaram o cara errado”. Desde a tentativa de assassinato contra o candidato do Partido Republicano à presidência no sábado (13), o conteúdo falso tem sido compartilhado no X, YouTube, Facebook e Instagram.
O homem usa o nome de Thomas Matthew Crooks, o verdadeiro atirador, morto pelo Serviço Secreto segundos depois de atirar com um fuzil AR-15 contra o ex-presidente norte-americano (veja abaixo). O vídeo do homem que finge ser o autor do atentado foi publicado no X após algumas horas do episódio.
Vídeo mostra atirador no telhado durante disparos
Como Crooks não carregava nenhum documento, ele só foi identificado a partir de amostras de DNA na madrugada de domingo (14), segundo o FBI. Durante as horas em que a identidade dele estava sendo apurada, vários nomes e fotos de suspeitos foram compartilhadas nas redes sociais, espalhando teorias da conspiração e desinformação.
Por meio da busca reversa de imagem no Google, também foi possível descobrir que o vídeo do homem que finge ser o atirador foi gravado como uma piada. Ele tem diversas postagens em tom de sátira e é conhecido como troll (usuário que aplica trotes nos demais por meio do humor).
Após a repercussão da postagem, o homem apagou o conteúdo das redes sociais, porém outras contas continuaram a reproduzi-lo.
Procurado pelo Fato ou Fake pelo X, o homem que fingiu ser o atirador de Trump não respondeu até a última atualização da reportagem.
O jornal “The Wall Street Journal” e o canal de televisão “PSB News” também checaram a desinformação.
Para o FBI, Crooks provavelmente “agiu sozinho”, e o episódio está sendo investigado como um potencial ato de terrorismo doméstico. A motivação do atentado contra o ex-presidente ainda é desconhecida.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que agente do Serviço Secreto foi impedido pelo chefe de disparar contra atirador de Trump
É #FATO que atirador foi visto em telhado minutos antes de atentado contra Trump
É #FAKE que agentes do Serviço Secreto riram em atentado contra Trump; foto foi manipulada
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte da Máteria: g1.globo.com