Prédio residencial cidade do norte foi alvo de um ataque com drones do Hezbollah ao território israelense neste sábado (19). Um homem morreu em um kibutz próximo. Antes, residência de Netanyahu no norte também foi alvo de drone, mas premiê e família não estavam em casa. Hezbollah anunciou ‘nova e ampla’ fase da guerra. Prédio em Israel é atingido por ataque com drones
Um dia após anunciar uma “nova e ampla” fase da guerra contra Israel, o Hezbollah lançou neste sábado uma série de drones em direção ao território israelense, deixando um morto.
Um dos drones — que disparou projéteis sobre o território israelense — atingiu um prédio residencial em Kyriat Ata, pequena cidade perto de Haifa, no norte de Israel (veja vídeo acima). O edifício, de três andares, faz parte de um complexo residencial na cidade. Nove pessoas ficaram feridas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Um pouco mais ao norte, no kibutz de Em Ein HaMifratz, um homem morreu atingido por outro drone.
Casa de Netanyahu
Soldados israelenses caminham na rua da residência privada do premiê Benjamin Netanyahu após drone ser lançado em direção à residência, em 19 de outubro de 2024.
Rami Shlush/ Reuters
Os casos aconteceram no mesmo dia em que um drone tambén foi lançado em direção à casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Netanyahu não estava em casa, e ninguém ficou ferido, de acordo com o porta-voz do governo israelense.
A ofensiva foi a primeira direcionada ao premiê israelense desde o início da guerra, há mais de um ano.
O governo israelense não havia informado se o drone foi lançado pelo Hezbollah, e o grupo extremista também não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem. Também não havia informações sobre se o artefato conseguiu atingir a residência.
O ataque aconteceu na cidade de Cesareia, no norte, onde fica a residência privada de Netanyahu. O premiê e a família não estavam na residência no momento do ataque, de acordo com o porta-voz.
Forças de segurança israelenses protegendo uma estrada próxima ao local de onde o governo de Israel afirma que um drone foi lançado em direção à casa do primeiro-ministro
Ariel Schalit/AP
Quatro mortos no leste do Líbano
Fumaça é vista saindo do subúrbio de Beirute após bombardeio de Israel em 19 de outubro de 2024.
Mohamed Azakir/ Reuters
Já no Líbano, quatro pessoas morreram, entre elas o prefeito de uma cidade, em um bombardeio de Israel também neste sábado na região leste do país — na semana passada, Israel expandiu a ofensiva no Líbano, antes concentrada no sul e na capital, Beirute.
O ataque ocorreu em Jounieh, que fica ao norte de Beirute, uma área que ainda não havia sido atacada por Israel. O prefeito de Sohmor, cidade vizinha, estava no local e morreu ao ser atingido, segundo autoridades locais.
Israel também bombardeou novamente o subúrbio de Beirute (veja imagem acima). Não havia registro de vítimas até a última atualização desta reportagem.
Fonte da Máteria: g1.globo.com