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Elaboração do Plano Municipal de Turismo 2024-2030 para Curitiba entra na fase final – Prefeitura de Curitiba

Em uma reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (27/6), o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) deu um passo importante para o futuro do turismo na capital paranaense. O encontro marcou a fase final de elaboração do Plano Municipal de Turismo 2024-2030, um documento estratégico que norteará o desenvolvimento do setor nos próximos sete anos.

Aberta a todos os participantes das 16 oficinas de escuta setorial realizadas em 2023, a reunião proporcionou um espaço para que representantes de todos os segmentos ligados ao turismo pudessem contribuir com ideias e sugestões para a formulação das propostas do plano.

Na ocasião, os presentes tiveram acesso aos resultados das oficinas e realizaram um exercício coletivo de priorização das propostas para a execução das ações. O objetivo principal é garantir um plano completo e abrangente, que leve em consideração as necessidades e expectativas de todos os envolvidos no desenvolvimento do turismo em Curitiba.

Eixos temáticos

Para garantir a abrangência e a efetividade do plano, o documento foi estruturado em onze eixos temáticos:

  • Qualificação do produto turístico Curitiba
  • Captação de investimentos em turismo
  • Experiência do turista
  • Estímulo à realização de eventos
  • Produção associada ao turismo
  • Política de gestão de marketing
  • Posicionamento e segmentação de mercado
  • Indução do turismo metropolitano e regional
  • Sistema municipal de turismo
  • Sistema de inteligência em turismo
  • Capital humano para o turismo

Trabalho em conjunto

O grande desafio do encontro foi apresentar as propostas para todos os conselheiros e participantes. Para isso, foram formados 11 grupos temáticos, responsáveis por elencar as ações prioritárias do plano e definir os rumos do planejamento para os próximos anos.

A presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, ressaltou a importância da participação de todos os segmentos para o sucesso do plano. “O turismo é uma atividade que envolve diversos setores da economia e da sociedade, por isso, a construção de um plano estratégico só é possível com a colaboração de todos. Esse ambiente de discussão e encontros contínuos nos levam adiante”, afirmou.

A diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, também prestigiou o encontro e enalteceu o crescimento e organização do turismo em Curitiba. 

“A cidade é um exemplo de destino e governança. Na esfera federal a gente vê claramente o avanço que Curitiba teve. Todas as ações que vocês estão pensando aqui para o Plano Municipal de Turismo vão caminhar com o nosso sucesso na esfera federal”, destacou Bárbara.

“A cidade é um exemplo de destino e governança. Na esfera federal a gente vê claramente o avanço que Curitiba teve. Todas as ações que vocês estão pensando aqui para o Plano Municipal de Turismo vão caminhar com o nosso sucesso na esfera federal”, destacou Bárbara.

Com as ações prioritárias definidas, o plano seguirá para a fase final de redação e revisão. A expectativa é que o Plano Municipal de Turismo 2024-2030 seja um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável do turismo em Curitiba, consolidando a cidade como um destino turístico de referência nacional e internacional.

Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br