Governo tem reclamado da taxa de juros mantida pelo BC, considerada alta pelo Palácio do Planalto. Banco Central, por sua vez, argumenta que controle de gastos do governo ainda não é sólido. Meme do Banco Central é indireta ao governo Lula
Divulgação
Em meio a atritos com o governo federal, o Banco Central fez um post em suas redes sociais nesta terça-feira (25) com um meme do filme Divertida Mente 2.
O meme fala sobre uma emoção nova chamada “a vontade de gastar sem poder”.
A franquia Divertida Mente, cujo segundo episódio foi lançado nos últimos dias, tem como personagens as emoções que compõem a psiqué humana. A ideia é tentar mostrar como todas são importantes e como elas se harmonizam para o bem do indivíduo.
Na primeira parte do filme, as emoções retratadas eram a Tristeza, a Raiva, o Nojo, o Medo e a Alegria.
No segundo episódio, aparece uma “emoção nova”. A ansiedade. E isso tem gerado memes nas redes sociais, em que as pessoas fazem brincadeiras com situações específicas e uma nova emoção relacionada a ela.
A “Vontade de gastar sem poder” surge em um momento em que o governo federal — e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em especial — têm feito críticas ao fato de o BC estar mantendo a taxa básica de juros da economia — a Selic — em um patamar considerado elevado pelos governistas. A Selic, atualmente, está em 10,5%.
O Banco Central, por sua vez, diz que o cenário de controle de gastos por parte do governo ainda requer a taxa no atual patamar. Isso porque, segundo o BC, se o governo não controlar gastos, a inflação tende a aumentar. Para evitar o aumento da inflação, o BC tem como instrumento aumentar os juros.
Nos últimos dias, Lula vem fazendo questão de direcionar críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, cujo mandato termina no fim do ano. Lula o chama de “esse rapaz”.
O BC é autônomo desde 2021, por lei aprovada no Congresso. Isso significa que o presidente do banco não pode ser demitido pelo presidente da República.
Fonte da Máteria: g1.globo.com