♫ NOTÍCIA
♪ Apresentado na programação do Festival do Rio em 2024, o documentário Noel Rosa – Um espírito circulante entra em rotação nos cinemas em 2025, em breve.
Dirigido e roteirizado pela cineasta Joana Nin, o filme põe em foco o legado de Noel de Medeiros Rosa (11 de dezembro de 1910 – 4 de maio de 1937), compositor carioca de atuação fundamental para a expansão do samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos anos 1930, década em que o gênero foi marcado pela conexão entre artistas do morro e do asfalto.
A intenção da diretora Joana Nin foi investigar os rastros deixados por Noel em Vila Isabel, bairro carioca que abrigava o compositor e que, décadas depois, foi importante na trajetória do Martinho da Vila, compositor reverente a Noel Rosa.
Filha de Martinho, a cantora Mart’nália integra o elenco do documentário ao lado de nomes como Claudio Jorge, Dori Caymmi, Edu Krieger, Moacyr Luz e Nilze Carvalho.
Compositor que deixou cerca de 250 músicas ao morrer precocemente aos 26 anos, Noel já foi tema do documentário Isto é Noel Rosa (1990), dirigido por Rogério Sganzerla (1946 – 2004), e inspirou o filme de ficção Noel Rosa – Poeta da Vila (2006), do diretor Ricardo Van Steen.
Fonte da Máteria: g1.globo.com