Pesquisar
Close this search box.
Notícias

EUA anunciam novas sanções ao Irã por conta de escalada em programa de enriquecimento nuclear


País diz que governo iraniano expandiu ainda mais seu programa nuclear. A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos e 11 navios. Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em imagem de 4 de abril de 2023
Johanna Geron/Reuters
Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Irã nesta quinta-feira (27) em resposta a “escaladas nucleares contínuas”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos que os EUA acusaram de estarem envolvidas no transporte de petróleo ou produtos petroquímicos iranianos e, também, 11 navios.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No início de junho, o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, alertou o Irã contra o avanço de seu programa de enriquecimento nuclear e disse que estariam prontos para aplicar novas medidas se Teerã transferisse mísseis balísticos para a Rússia.
“Ao longo do último mês, o Irã expandiu ainda mais seu programa nuclear de maneiras em que não é possível visualizar um propósito pacífico crível [para esta expansão]”. disse Blinken em comunidado.
“Continuamos comprometidos em nunca permitir que o Irã obtenha uma arma nuclear, e estamos preparados para usar o nosso poder nacional para garantir esse resultado.”
Em abril, os EUA anunciaram sanções ao Irã após um ataque do país contra Israel. A decisão atendeu a um pedido do governo israelense e o representante de Israel na ONU afirmou na ocasião que órgão deveria aplicar “todas as sanções” contra o Irã.

Fonte da Máteria: g1.globo.com