País diz que governo iraniano expandiu ainda mais seu programa nuclear. A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos e 11 navios. Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em imagem de 4 de abril de 2023
Johanna Geron/Reuters
Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Irã nesta quinta-feira (27) em resposta a “escaladas nucleares contínuas”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos que os EUA acusaram de estarem envolvidas no transporte de petróleo ou produtos petroquímicos iranianos e, também, 11 navios.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No início de junho, o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, alertou o Irã contra o avanço de seu programa de enriquecimento nuclear e disse que estariam prontos para aplicar novas medidas se Teerã transferisse mísseis balísticos para a Rússia.
“Ao longo do último mês, o Irã expandiu ainda mais seu programa nuclear de maneiras em que não é possível visualizar um propósito pacífico crível [para esta expansão]”. disse Blinken em comunidado.
“Continuamos comprometidos em nunca permitir que o Irã obtenha uma arma nuclear, e estamos preparados para usar o nosso poder nacional para garantir esse resultado.”
Em abril, os EUA anunciaram sanções ao Irã após um ataque do país contra Israel. A decisão atendeu a um pedido do governo israelense e o representante de Israel na ONU afirmou na ocasião que órgão deveria aplicar “todas as sanções” contra o Irã.
Fonte da Máteria: g1.globo.com