Tradição do inverno de Curitiba, as feiras das praças Osório e Santos Andrade começaram movimentadas nesta sexta-feira (7/6). Com artesanato temático e comidas típicas da temperatura mais fria, a atração vai até 13 de julho, como parte do Inverno Curitiba 2024.
- Conheça alguns dos artesãos das Feiras de Inverno da Osório e Santos Andrade
- Inverno Curitiba 2024 tem mais de 90 atrações e promete aquecer a cidade até setembro
- Desenvolva habilidades com os novos cursos do Liceu de Ofícios Criativos da Prefeitura
“Eu participo de várias feiras, mas essa é a melhor delas, o movimento está muito bom. Eu já esperava que bastante gente viesse, mas fiquei muito surpresa. Esse ano vai ser muito bom”, diz a artesã de tocas e luvas de lã, Sueli Gabardo, que expõe na Praça Osório.
Na Osório, a feira funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h, com 61 barracas. Na Santos Andrade são seis barracas que podem ser visitadas de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30.
Feira mais protegida
Nesse primeiro dia das feiras, os visitantes estavam mais “protegidos” na Feira da Praça Osório, com a presença do Super Capivara, um super-herói que defende os cidadãos com pinhões.
“Todo mundo pode ficar mais tranquilo agora, vou fazer com que todo mundo se sinta mais seguro e se divirta. É minha primeira vez aqui e gostei muito até agora, vou voltar nos próximos dias”, conta o super-herói.
Produtos temáticos
Aqueles que visitarem as feiras vão estar mais preparados para o inverno desse ano, com muitas opções para se aquecer nos próximos meses, como os produtos da artesã Cristina Montanha, que vende peças de lã.
“O que as pessoas realmente querem nessa época são os produtos de inverno, e o movimento de hoje é prova disso. Participo da feira há muitos anos e estou gostando muito do número de pessoas dessa vez”, relata a comerciante.
Outra característica marcante do inverno é o quentão, que também é disputado por aqueles vão às feiras. “Estou nessa feira há 16 anos, e em todas as edições o que as pessoas mais gostam é o quentão. Os pinhões também chamam a atenção dos visitantes, principalmente de quem vem de fora, e sabe que Curitiba é conhecida por eles”, afirma a comerciante Mariana Texeira.
As comidas típicas de inverno sempre têm a aprovação da população, com muitas pessoas indo à feira apenas pela comida, mesmo com a temperatura mais alta, como é o caso de Paola Cortez e Marceli Cruz.
“Aqui tem muitas coisas legais, mas a gente sempre vem aqui pela comida. Mesmo com esse calor, já decidimos vir no primeiro dia”, conta Paola. “Como sempre, está tudo muito bom, tanto que ainda vamos voltar nas próximas semanas”, completa Marceli.
Inverno Curitiba 2024
Com mais de 90 atrações e duração de quatro meses, o Inverno Curitiba 2024 vai até 22 de setembro ofertando uma programação diversificada que inclui eventos gastronômicos, culturais e esportivos. A cidade, já reconhecida por sua arquitetura planejada e sustentabilidade, se tornará um destino ainda mais atraente durante o inverno.
Além das Feiras Especiais, a iniciativa tem atrações como a Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno, de 21 a 29 de junho; a 2ª edição do Festival da Palavra, de 16 a 22 de junho; o 4º Festival do Pinhão do Mercado Municipal Capão Raso, que segue até este sábado (8/6); o Festival Sabores do Pinhão no Mercado Municipal, a partir de 14 de junho; e o Boqueirão Fashion, de 11 a 13 de junho.
- CLIQUE AQUI para conferir toda a programação
Serviço
Feiras Especiais de Inverno
Data: de 7 de junho a 13 de julho
Praça Osório: de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingos, das 14h às 20h
Praça Santos Andrade: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br