Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Gesto de Musk gera polêmica durante fala do bilionário em evento da posse de Trump


Dono do X e da Tesla discursou em Washington em um ginásio que recebe apoiadores do presidente dos Estados Unidos. Nas redes sociais, alguns usuários interpretaram um gesto do empresário em direção ao público como uma saudação nazista. Gesto de Musk gera polêmica durante fala do bilionário em evento da posse de Trump
O dono do X e da Tesla, Elon Musk, discursou durante um evento da posse de Donald Trump nesta segunda-feira (20), em Washington, diante de apoiadores do republicano que acompanham as cerimônias no ginásio Capitol One Arena.
Relembre trajetória: Musk já defendeu Hillary e brigou com Trump
Durante a fala, Musk fez um gesto com as mãos em direção ao público que alguns usuários nas redes sociais disseram parecer uma saudação nazista. Outros citam que o gesto surgiu no Império Romano.
Musk fez o que parece ser um gesto nazista
Reuters
Musk, apontado por Trump para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental, subiu ao palco pulando e abrindo os braços de forma efusiva. “Esse é ‘o’ sentimento da vitória”, falou. “E não foi uma vitória qualquer. Foi um momento decisivo para a civilização humana.”
“Graças a vocês, o futuro da civilização está garantido. Teremos cidades seguras, finalmente, fronteiras seguras, gastos sensatos, coisas básicas”, completou.
“Essa eleição realmente importava. E eu quero apenas agradecer a vocês por fazerem isso acontecer. Obrigado”, disse Musk, fazendo o gesto em seguida.
Usuário diz que Musk fez duas vezes seguidas a saudação nazista durante posse de Trump
Reprodução X
Em seu perfil no X, o empresário compartilhou o vídeo do seu discurso e escreveu que “o futuro é muito empolgante”.
Além de Musk, outros bilionários e executivos ligados a empresas de tecnologia compareceram à posse de Trump, incluindo o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, que aguarda uma decisão do novo presidente sobre o futuro da rede social nos EUA.
Mark Zuckerberg, Lauren Sanchez, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk presentes na cerimônia de Trump
Julia Demaree Nikhinson/Reuters
Trump cita ‘bandeira em Marte’ e empolga Musk
No discurso inaugural de Trump, Musk se empolgou com a fala do novo presidente quando ele citou que os EUA poderão colocar uma bandeira em Marte, onde o homem jamais chegou; veja abaixo.
Elon Musk comemora ideia de os EUA colocarem uma bandeira em Marte
Além do X e da Tesla, o bilionário é dono da SpaceX, que faz voos espaciais privados e tem contratos inclusive com o governo americano.
Em seu discurso aos apoiadores de Trump, Musk também falou que o país irá a Marte e disse que será “inspirador” o momento em que “astronautas norte-americanos colocarem a bandeira em outro planeta pela primeira vez”.
Ele também celebrou nas suas redes sociais, escrevendo “A América está indo para Marte” e “o retorno do rei”, em alusão a Trump.
Rumo a Marte: quais os planos da SpaceX para chegar lá
Em comemoração, Musk também postou no X a frase “o retorno do rei”, juntamente a uma colagem de imagens das contas do Trump: a primeira, que foi suspensa no antigo Twitter, e o novo perfil presidencial, que retorna às mãos do republicano a partir desta segunda.
“O retorno do rei”, posta Elon Musk no X
Reprodução / X
Em janeiro de 2021, antes de Musk comprar o Twitter, Trump foi suspenso permanentemente devido ao “risco de mais incitação à violência”. A medida aconteceu dois dias depois de apoiadores do presidente dos Estados Unidos invadirem o Congresso, em ato violento que resultou em 5 mortes.
Veja a reação ao gesto de Musk nas redes sociais:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Musk faz gesto polêmico durante discurso na posse de Trump
REUTERS/Mike Segar
Initial plugin text

Fonte da Máteria: g1.globo.com