O bairro CIC vai contar com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para o aprendizado e cuidado dos curitibinhas. Teve início nesta quinta-feira (27/6) a construção de uma nova unidade, com capacidade para 116 crianças, no encontro das ruas Maria Fortunata Tosin, Eduardo Luiz Piana e Ciro de Castro. O prefeito Rafael Greca acompanhou os trabalhos para a organização do canteiro de obras.
- Educação integral e de qualidade garante a Curitiba o título de capital mais igualitária do Brasil
- Prefeito entrega a 171ª horta de Curitiba em escola municipal
- Veja as obras escolhidas pelos moradores das regionais CIC e Pinheirinho no Fala Curitiba
“Perto do residencial Flamboyant, na parte norte da Cidade Industrial estamos construindo um novo CMEI, mais um espaço e educação para garantir um futuro brilhante às nossas crianças”, disse Greca.
“Perto do residencial Flamboyant, na parte norte da Cidade Industrial estamos construindo um novo CMEI, mais um espaço e educação para garantir um futuro brilhante às nossas crianças”, disse Greca.
O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação) e Rodrigo Araújo Rodrigues (Obras Públicas) e foi recebido pela comunidade local.
Comunidade feliz
Moradora do bairro, a aposentada Eliana Camões levou a neta Eliza, de 6 anos, para conhecer o prefeito. A menina frequentou o CMEI Osni Camargo de Carvalho e hoje é aluna da Escola Municipal Ditmar Brepohl e ficou surpresa ao ver as imagens do projeto que mostram como será o novo Cmei.
“Olha o tamanho que isso vai ficar! Vai ser bem lindo”, disse Elisa. Para a avó, a nova unidade é um presente para o bairro.
“Quem sabe a próxima geração da família passe por aqui. É uma evolução para o bairro, vai agregar mais valor para a região ter essa beleza de creche por aqui “, disse Eliana.
“Quem sabe a próxima geração da família passe por aqui. É uma evolução para o bairro, vai agregar mais valor para a região ter essa beleza de creche por aqui “, disse Eliana.
Educação infantil
O novo CMEI será a 47ª unidade da Regional CIC voltada à educação infantil. Com um investimento de R$ 3,6 milhões, contará com 653,39 m² de área construída.
A infraestrutura será composta por seis salas de atividades para turmas de berçário e maternal, lavanderia, área de descanso, refeitório, cozinha, área administrativa, pedagógica, almoxarifado, banheiros, além de áreas internas e externas para recreação, solários, jardins, caixa de areia, paraciclo e estacionamento.
Com um projeto que visa à sustentabilidade e à acessibilidade, a edificação contará com geração de energia fotovoltaica e reaproveitamento de água da chuva. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025.
Ampliação de vagas
Na gestão do prefeito Rafael Greca, foram abertas mais 476 vagas na educação infantil na regional. Curitiba conta hoje com 237 CMEIs e 158 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.
“As estratégias de ampliação do atendimento para as crianças na educação infantil incluem a abertura de novos CMEIs e a contratação de mais vagas nos CEIs”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Segundo Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, a obra será realizada com muito rigor e de forma sustentável, otimizando o terreno de 2.332,68 m² e garantindo uma estrutura de alta qualidade a partir de métodos de sustentabilidade e acessibilidade.
“Faz parte de um conjunto de melhorias significativas na regional que inclui a nova Rua da Cidadania e a manutenção de muitos quilômetros de asfalto, demonstrando nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento urbano e o bem-estar da comunidade”, disse Rodrigues.
Presenças
Participaram da vistoria inicial da construção o administrador Raphael Keiji, os superintendentes da Educação, a chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Angela Piotto; o coordenador de Obras da Educação, Guilherme Furiatti; o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Soélio Vendramin; o engenheiro fiscal da Smop, Everton Pereira.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br