O Ensemble Ubuntu, coletivo de músicos cameristas negros do Brasil, abre neste sábado (22/6), às 19h, a série de concertos eruditos da 41ª Oficina de Música de Curitiba, edição de inverno, na Capela Santa Maria, espaço cultural mantido pela Prefeitura. A Oficina de Música ocorrerá de 21 a 30 de junho com uma extensa lista de shows e concertos, a maioria gratuito ou com valores a partir de R$ 17,50. (Confira a programação AQUI).
Além da Capela Santa Maria, outros espaços de Curitiba, como o Teatro Guaíra, Guairinha e Teatro do Paiol, receberão eventos. Toda a programação está disponível no Guia Curitiba.
- Filmes serão exibidos de graça durante a edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba
- Zezé Motta canta Caetano no encerramento do II Festival da Palavra de Curitiba
- Dia Mundial do Skate: Curitiba festeja com o maior programa de revitalização já feito nas pistas públicas
Além do concerto, o Ubuntu também fará um bate-papo com o público no domingo (23/6), às 10h, na Capela Santa Maria, discutindo os desafios e as conquistas para a diversidade na música de concerto.
O Ensemble Ubuntu promove a representatividade negra na música clássica, desafiando estereótipos e destacando a diversidade no cenário musical brasileiro. Ubuntu é uma filosofia africana que prega “eu sou porque nós somos”.
Música na Capela Santa Maria
Ainda no sábado (22/6), às 18h, haverá o lançamento do livro Música Clássica – Formando Novas Plateias, da professora e especialista em história da música Liana Justus. A obra explora a história da música desde o cristianismo até os dias atuais.
Para encerrar o fim de semana, no domingo (23/6), a Orquestra Paranaense de Tango apresenta A Origem do Tango e Suas Vertentes em dois horários, às 16h e às 19h. Após uma série de apresentações pelo interior do Paraná, a Orquestra estreia em Curitiba com um espetáculo que apresenta a história do tango através da música e dança. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes dos espetáculos.
Durante a semana
Na segunda-feira (24/6) acontece a abertura do IV Simpósio de Musicologia e o concerto Caminhos do Lundu, uma dança afro-brasileira desenvolvida a partir dos batuques africanos trazidos pelos escravizados.
Na terça-feira (25/6) inicia a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. No dia seguinte, quarta (26/6), o grupo Oceanus se apresenta, seguido pela Orquestra Regional Paranaense que fará um recital de piano a quatro mãos. Às 18h, haverá o lançamento do livro Música Toda – Um Encontro entre Música e Literatura, de Guilherme Campos.
No embalo do fim de semana, na sexta-feira (28/6), às 19h, ocorrerá o encerramento do IV Simpósio de Musicologia com uma celebração ao cinquentenário da Camerata Antiqua de Curitiba, apresentando o Cancioneiro de Upsala, grupo de Mogi das Cruzes.
A programação na Capela Santa Maria encerra no domingo (30/6), às 11h, com Sonatas Paranaenses para Violino e Piano. No mesmo dia, às 19h, o grupo Pianovero apresentará Zodíaco.
Programação da 41ª Oficina de Música na Capela Santa Maria
(Rua Conselheiro Laurindo, 270 – Centro)
22 de junho (sábado)
18h: Lançamento do livro Música Clássica – Formando Novas Plateias com Liana Justus (grátis).
19h: Ubuntu Ensemble (ingressos AQUI).
23 de junho (domingo)
10h: Bate-papo mediado por Iberê Carvalho: os desafios e conquistas para a diversidade na música de concerto (grátis).
16h e 19h: Orquestra Paranaense de Tango (grátis).
24 de junho (segunda-feira)
19h: concerto de abertura do IV Simpósio de Musicologia, Caminhos do Lundu (grátis).
25 de junho (terça-feira)
19h: Abertura da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba (grátis).
26 de junho (quarta-feira)
18h: Lançamento do livro Música Toda – Um Encontro entre Música e Literatura de Guilherme Campos (grátis).
19h: Oceanus (ingressos AQUI).
27 de junho (quinta-feira)
19h: Recital de piano a 4 mãos Exotismo, Sons Pitorescos (ingressos AQUI).
28 de junho (sexta-feira).
19h: Encerramento do IV Simpósio de Musicologia, Celebração ao cinquentenário da Camerata Antiqua de Curitiba: Cancioneiro de Upsala e Grupo de Mogi das Cruzes (grátis).
29 de junho (sábado)
19h: Orquestra Regional Paranaense (ingressoas AQUI).
30 de junho (domingo)
11h: Sonatas Paranaenses para Violino e Piano (ingressoss AQUI).
19h: Pianovero apresenta Zodíaco (Ingressos AQUI).
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br