Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Guinga tem músicas iluminadas pela artista italiana Joia Luz no EP ‘Noturna’


Capa do EP ‘Noturna’, de Joia Luz com participação de Guinga
Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ A obra autoral do compositor e violonista carioca Guinga ecoa há anos além das fronteiras do Brasil, reverberando sobretudo em países da Europa como a Itália. Tanto que dois artistas italianos já dedicaram discos ao cancioneiro do artista. E Guinga figura em todos esses discos.
Há 20 anos, Guinga se uniu ao clarinetista italiano Gabriele Mirabassi no álbum Graffiando vento (2004). Em 2018, os artistas repetiram a parceria fonográfica no álbum Passos e assovio – Guinga invites Gabriele Mirabassi.
Agora é a vez de Joia Luz, cantora e multi-instrumentista italiana nascida em Roma, em 1999, com o nome de Gioia Persichetti,. Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, a gravadora Kuarup põe no mundo um EP, Noturna, gravado por Joia Luz com Guinga em estúdio situado nas montanhas de Petrópolis (RJ), cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro (RJ).
Em imersão de quatro dias, com o técnico de som Sérgio Lima, Joia e Guinga deram forma aos registros de quatro músicas. A seleção de repertório do EP Noturna inclui Choro pro Zé (Guinga e Aldir Blanc, 1993), Fonte abandonada (Guinga e Paulo César Pinheiro, 2003), o fado Navegantes (Guinga e Paulo César Pinheiro, 2014) e a recente canção Jogo de damas (2021).
Embora o cancioneiro de Guinga tenha música intitulada Noturna, composta com Paulo César Pinheiro e lançada em 1987 em disco de Alaíde Costa, essa música ficou fora da seleção de Joia Luz.
Filha do violonista Gianluca Persichetti, a cantora italiana cresceu em família apaixonada pela música brasileira e conhece Guinga desde os nove anos.
“Guinga era amigo do meu pai. Já naquela idade, eu conhecia a obra do Guinga, pois a música dele era muito ouvida por toda a minha família. Desde então, Guinga se apaixonou pela minha voz e, sempre que podia, me convidava para cantar com ele, mesmo eu sendo muito nova. Foi criada entre a gente uma relação próxima, apesar das nossas diferenças de idade e nacionalidade”, ressalta Joia Luz, atualmente com 25 anos.

Fonte da Máteria: g1.globo.com