Colaboração do bandolinista com artista de Cuba concorre a ‘Melhor álbum de jazz latino’, categoria que também inclui a pianista paulistana Eliane Elias. ♫ NOTÍCIA
♪ Além de numerosas nomeações e vitórias no Prêmio da Música Brasileira, Hamilton de Holanda já contabiliza 17 indicações em 12 edições Grammy Latino. Mas até então o exímio bandolinista carioca nunca tinha sido indicado ao Grammy Awards, a premiação musical norte-americana que reverbera em escala mundial em todo o universo pop. Até ontem.
Divulgada pela Academia de Gravação dos Estados Unidos ao longo de sexta-feira, 8 de novembro, a relação de indicados ao Grammy 2025 inclui o nome de Hamilton de Holanda. O músico brasileiro concorre ao prêmio de Melhor álbum de jazz latino por Collab, disco gravado por Hamilton com o pianista cubano de jazz Gonzalo Rubalcaba.
Em Collab, álbum lançado em 30 de maio com foco na regravação do samba Incompatibilidade de gênios com a participação de João Bosco, o bandolinista e o pianista exercem a arte do improviso ao cruzar ritmos afro-cubanos e harmonias jazzísticas com gêneros musicais brasileiros como samba e choro.
Além do samba Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc, 1976), o repertório do álbum Collab inclui Flying chicken (Hamilton de Holanda, 2023), Blues Lundvall (Gonzalo Rubalcaba, 1999) e Don’t you worry ‘bout a thing (Stevie Wonder, 1974).
“Estou me sentindo com a emoção juvenil e autêntica do começo da carreira”, exulta Hamilton de Holanda, celebrando a indicação e revelando que estará em Los Angeles (EUA) em 2 de fevereiro, data da cerimônia de entrega do Grammy 2025.
Capa do álbum ‘Collab’, de Hamilton de Holanda com Gonzalo Rubalcaba
Divulgação
♫ Pianista Eliane Elias também está indicada na categoria ‘Melhor álbum de jazz latino’
♪ Além de Hamilton de Holanda, outro nome do Brasil aparece entre os indicados a Melhor álbum de jazz latino. Cantora, compositora e pianista paulistana residente desde 1981 nos Estados Unidos, país onde fez nome no segmento do jazz latino, Eliane Elias concorre por Time and again, álbum gravado em São Paulo (SP) e lançado em 28 de junho. Djavan participa da gravação da música Sempre.
Fonte da Máteria: g1.globo.com