Daqui a 15 dias não serão só as temperaturas que vão diminuir na cidade, indicando a chegada da estação mais fria do ano. As cores dos canteiros do Jardim Botânico também vão dar o tom do inverno em Curitiba. Quem passear pelo principal cartão-postal da capital vai encontrar as bocas-de-leão colorindo todos os canteiros do Jardim Francês do Botânico.
- Painéis fotovoltaicos do telhado da Prefeitura de Curitiba recebem serviço de limpeza
- Escola Municipal de Sustentabilidade terá cursos gratuitos e palestras durante o mês do Meio Ambiente em Curitiba
- Com a chegada do frio em Curitiba, animais do Zoo recebem cuidados especiais com alimentação e maior conforto térmico
Nesta terça-feira (11/6), os funcionários contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente terminaram o plantio das bocas-de-leão no canteiro central, que fica em frente à estufa. Serão três espécies diferentes neste espaço. As primeiras, logo no início do canteiro, serão na cor amarela, no meio a tonalidade será laranja e na parte final, mais perto da estufa, na cor vermelha.
Segundo o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, a cada quatro meses todas as 100 mil flores do Jardim Botânico são trocadas. As bocas-de-leão suportam temperaturas de até 3 graus negativos.
“Os canteiros laterais do Jardim Francês estão sendo preparados para receber as novas flores. Ali serão em diversas tonalidades, coloridas. Depois do plantio, seguimos com os cuidados com a irrigação das plantas. Todos os dias olhamos como estão as flores do Jardim Botânico, é um trabalho de segunda a segunda, que não para”, explicou Roloff.
“Os canteiros laterais do Jardim Francês estão sendo preparados para receber as novas flores. Ali serão em diversas tonalidades, coloridas. Depois do plantio, seguimos com os cuidados com a irrigação das plantas. Todos os dias olhamos como estão as flores do Jardim Botânico, é um trabalho de segunda a segunda, que não para”, explicou Roloff.
Todo o transporte das novas flores plantadas no Jardim Botânico foi feito com veículos elétricos, que são usados desde de dezembro do ano passado nos serviços de manutenção da unidade de conservação.
Os veículos elétricos são carregados com a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos da Galeria das Quatro Estações. Esses equipamentos são parte das ações do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), de Curitiba, em busca da redução de emissão de poluentes na atmosfera e também na melhoria da qualidade de trabalho.
Passeio por Curitiba
O jovem casal Álvaro Santana de Souza, 26 anos, e Sthefany Pereira de Queiroz, 24, veio de Santos, litoral de São Paulo, para conhecer os pontos turísticos de Curitiba. Usando a Linha Turismo, o primeiro passeio da viagem foi conhecer o Jardim Botânico de Curitiba.
“A paisagem aqui é linda. Sempre vimos as fotos aqui do Jardim Botânico, mas pessoalmente é mais lindo ainda”, contou Sthefany comentando os próximos pontos a serem visitados: Bosque Alemão, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer (MON).
Álvaro de Souza se impressionou com o Jardim Botânico. “Em questão de proporção, é muito maior do que eu imaginava. A estufa me chamou bastante atenção, gostei muito. Aqui tudo é muito bem cuidado e organizado”, finalizou Souza.
Você sabia?
As flores antigas retiradas dos canteiros do Jardim Botânico vão para compostagem no Horto Municipal do Guabirotuba. Depois do processo de decomposição, que dura cerca de 120 dias, o composto orgânico será usado no preparo do solo para novos plantios pela cidade.
Serviço
Jardim Botânico de Curitiba
Rua Engenheiro Ostoja Roguski X Av. Professor Lothario Meissner
Horário de funcionamento:
De segunda-feira a domingo
Das 6h às 19h30
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br