Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Kamala Harris publica boletim médico para comprovar estado de saúde e confrontar Trump


Divulgação de informações médicas da vice-presidente e candidata democrata é tentativa de pressionar o seu rival republicano Donald Trump a fazer o mesmo. Kamala Harris embarca no Air Force Two em Phoenix, Arizona, com destino a Washington, em 11 de outubro de 2024
Ross D. Franklin/AP
A Casa Branca publicou neste sábado (12) um relatório médico que conclui que os 59 anos de Kamala Harris fornecem “resiliência física e mental necessária” para servir como presidente, em uma tentativa de pressionar o seu rival republicano Donald Trump a fazer uma publicação semelhante.
“A vice-presidente Harris continua com excelente saúde”, disse o médico Joshua Simmons no relatório, acrescentando que a também candidata presidencial “possui a resiliência física e mental necessária para desempenhar com sucesso as funções da presidência”.
Segundo Simmons, os exames médicos mais recentes de Kamala, realizados em abril, não mostraram nada “fora do comum” e ela está com “excelente saúde”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Simmons, que disse ter sido o médico de cuidados primários de Harris nos últimos 3 anos e meio, disse que a vice-presidente tem um histórico de alergias sazonais e urticária.
Ela conseguiu melhorar “dramaticamente” seus sintomas nos últimos três anos com um medicamento de imunoterapia que ajuda o corpo a se tornar menos sensível aos alérgenos.
O médico afirmou ainda que o último exame de sangue de Harris e outros resultados de testes estavam “normais”. Sua pressão arterial não é preocupantemente alta e ela corre baixo risco de doenças cardíacas.
O relatório informa ainda que Harris usa lentes de contato para miopia leve; seu histórico familiar inclui câncer de cólon materno; Harris está em dia com as recomendações de cuidados preventivos, incluindo colonoscopia e mamografias anuais, bem como imunizações de rotina.
A mãe de Harris, Shyamala Gopalan, tinha 70 anos quando morreu de câncer de cólon em fevereiro de 2009.
A vice-presidente “mantém um estilo de vida saudável e ativo, apesar de sua agenda lotada”, incluindo “exercícios aeróbicos diários vigorosos e treinamento de força”, relatou Simmons. Ela tem uma dieta saudável, não usa produtos de tabaco e bebe álcool “apenas ocasionalmente e com moderação”, escreveu ele.
A vice-presidente e candidata democrata espera que este exame médico alimente o debate sobre as capacidades de Trump, que até agora se recusou a publicar qualquer informação sobre o seu estado de saúde aos 78 anos.
A questão da idade e das capacidades mentais começou a ser um fator importante nesta campanha, até que o presidente democrata Joe Biden, de 81 anos, jogou a toalha em julho, após um debate desastroso contra o ex-presidente republicano.
Desde então, essa questão tem sido pouco abordada na mídia e não tem uma influência notável nas pesquisas, que estão muito acirradas entre Kamala e Trump.
Recentemente, a equipe de campanha de Kamala interessou-se por um artigo do “The New York Times” que observava que o ex-presidente não divulgou os resultados de nenhum exame médico recente.
Outro artigo do mesmo jornal analisou seus discursos recentes, concluindo que eles se tornaram mais “longos”, “confusos”, “vulgares” e “obcecados pelo passado”.
O ex-presidente mantém uma agenda forte de viagens e comícios, mas não demonstra cansaço comparável ao de Biden. Além disso, segundo as pesquisas, sua idade não é uma questão importante para os eleitores.
Em novembro passado, Trump divulgou no aniversário de Biden uma carta de seu médico que relatava que o ex-presidente estava com saúde física e mental “excelente”.
A carta postada na plataforma de mídia social de Trump não continha detalhes sobre seu peso, pressão arterial e níveis de colesterol, ou os resultados de quaisquer testes para apoiar suas alegações.
Uma pesquisa do Gallup publicada em 10 de outubro aponta que 41% dos eleitores consideram o republicano velho demais para ser presidente novamente.
A porcentagem não mudou muito desde que Kamala se tornou candidata presidencial em 5 de novembro.
Segundo o Gallup, em junho 37% dos eleitores pensavam assim, enquanto mais de 60% dos americanos já acreditavam que Biden era muito velho para permanecer na Casa Branca.
A menos de 1 mês para as eleições, Kamala Harris e Donald Trump seguem empatados

Fonte da Máteria: g1.globo.com