O programa Linhas do conhecimento, que desde 2017 transforma Curitiba numa imensa sala de aula, vai levar 1.280 crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba para participarem dos quatro dias da 2ª edição do Festival da Palavra, que será realizado de 16 a 22 de junho.
- Motoristas comemoram Linha Verde sem trânsito congestionado após liberação das pistas do Lote 4.1 em Curitiba
- Balé O Lago dos Cisnes, com Ana Botafogo, tem sessões sexta e sábado na Ópera de Arame em Curitiba
- Oficina de customização abre agenda do Boqueirão Fashion em Curitiba
Promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural, o evento traz uma semana de debates, oficinas, performances e homenagens, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de uma programação especial para o público infantil. O Memorial de Curitiba, no centro histórico da cidade, concentra as atividades.
Todos os dias, no Memorial de Curitiba, haverá apresentação de peças e contações de histórias para crianças. Um dos espetáculos é dedicado ao cartunista Ziraldo, que também terá uma sessão especial para os garis da Limpeza Pública de Curitiba.
O Linhas
O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. Atende todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba.
Mais de 328 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017.
Mais de 328 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. “Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto, são vários espaços educativos que proporcionam muitas possibilidades pedagógicas”, afirma a secretária.
Veja a agenda para o público infantil
Os espetáculos misturam teatro, música e contação de histórias e acontecem durante todo o festival, com duas sessões cada, às 9h30 e às 14h30.
Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo
Na segunda e na terça (17 e 18/6), a contadora de histórias Fafá Conta e o Grupo Tupi Pererê se unem em uma aventura pelos contos do Ziraldo, com muita música, brincadeiras e diversão. Em cada sessão Fafá Conta traz uma história nova do escritor, enquanto Tupi Pererê monta um cenário para esses contos ao interagir com o público.
Na segunda (17/6), o espetáculo acontece em uma sessão única às 15h30, onde a Família Folhas convidará os garis de Curitiba para prestigiarem as histórias.
A Casa dos Contadores de Histórias
Quarta (19/6) é a vez do grupo Cia dos Ventos com o espetáculo A Casa dos Contadores de Histórias. Desde contos clássicos até histórias inéditas, o público é convidado a entrar em uma casa mágica, onde cada canto guarda um segredo a ser contado, e é nesse cenário de surpresas que os curitibinhas serão levados a uma viagem através de mundos imaginários e aventuras emocionantes.
Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria
A programação segue na quinta-feira com a comédia Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria. O contador de histórias Vinícius Mazzon acompanhado de Júnior Bier, na viola caipira, e Fábio Mazzon, na percussão, apresentam contos da literatura oral brasileira, adivinhas e trava-línguas, com músicas adaptadas do folclore e canções inspiradas nas duplas caipiras de humor que fizeram sucesso na época de ouro do rádio brasileiro.
Histórias Encantatórias de Reis e Princesas
Na sexta-feira (21/6) a atriz Ilana Contadora apresentará Histórias Encantatórias de Reis e Princesas, um espetáculo inédito montado para o Festival da Palavra. Em cena, a atriz utiliza colares de origamis, saias coloridas, chapéus orientais e um instrumento exótico chamado saculegê que imita o som do mar, para contar três histórias de reis e princesas originários do Oriente, Brasil e Afeganistão.
Cantando o Menino Maluquinho de Ziraldo
Para encerrar os espetáculos infantis do Festival da Palavra, no sábado (22/6), às 14h30, a cantora Rosy Greca irá embalar algumas canções do Menino Maluquinho em uma apresentação que mistura teatro e música junto com o grupo Tupi Pererê. Além de cantora, Rosy Greca é também compositora, escritora, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural, e já gravou um álbum com músicas do Menino Maluquinho, de Ziraldo.
Serviço
Local: Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco
Grátis
Segunda (17/6)
15h30 – Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo com os Garis e a Família Folhas
Terça (18/6)
9h30 e 14h30 – Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo
Quarta (19/6)
9h30 e 14h30 – A Casa dos Contadores de Histórias
Quinta (20/6)
9h30 e 14h30 – Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria
Sexta (21/6)
9h30 e 14h30 – Histórias Encantatórias de Reis e Princesas
Sábado (22/6)
14h30 – Cantando o Menino Maluquinho de Ziraldo
O II Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba e Arte e Cultura com o apoio das seguintes instituições: Academia Paranaense de Letras, Editora Dublinense, Solar do Rosário, Escola de Escrita, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats e Amora.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br