Conforto, motores potentes, bancos largos e capacidade de encarar distâncias a perder de vista: conheça as ‘custom’ com melhor custo-benefício. As custom são as motos mais confortáveis para rodar horas na estrada
Divulgação
Motos estradeiras têm a fama de serem perfeitas para encarar rodovias com tranquilidade. Muito disso se deve ao seu estilo. Também chamada de “custom”, esse tipo de motocicleta tem banco mais largo, costumam ter suspensão mais confortável e altura menor do solo, o que as democratiza e as torna mais fáceis de pilotar.
O consumidor percebeu essas características positivas desse segmento de motocicletas e só no último ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos quase dobraram, passando de 0,77% de divisão de mercado em até setembro de 2023 para 1,21% de market share no mesmo período deste ano.
Coube também às montadoras, como Royal Enfield, Kawasaki e Haojue, entenderem esse sentimento do consumidor e trazer novos produtos para essa categoria. Acima de tudo, elas perceberam que Honda e Harley-Davidson haviam deixado uma lacuna que poderiam aproveitar: o das motos custom baratas.
A Honda deixou de vender a Shadow 750 no país em 2014 e, desde então, não substituiu a sua estradeira por nenhum exemplar. E as motos da Harley-Davidson, marca famosa por suas icônicas motos touring, tem seu modelo mais barato partindo de R$ 116.400, a Low Rider S.
Portanto, há montadoras que apostam em modelos mais em conta para conquistar esse público que ficou órfão de custom mais acessíveis. Nesta lista, o g1 separou as cinco motocicletas mais em conta para você que quer gastar menos, mas aproveitar tudo que uma custom pode oferecer.
Veja abaixo.
LEIA MAIS
VÍDEO: veja a avaliação do g1 para a nova Honda NXR 160 Bros, a trail mais vendida do país
LISTA: veja 10 motos que são as mais caras das montadoras do Brasil
Factor, Fazer e Lander: veja o que mudou nos 3 modelos mais vendidos da Yamaha
5. Royal Enfield Meteor 350: R$ 23.790 (com frete incluso)
Royal Enfield Meteor 350 parte de R$ 23.790
Divulgação | Royal Enfield
A Meteor 350 é a moto mais cara da marca indiana com esse motor de 349 cilindradas. Em contrapartida, ela é a versão mais em conta da família Meteor, que tem também a Super Meteor, unidade com motor de 650cc que parte de R$ 33.990.
A Meteor 350 possui três versões, e o que as diferencia são os níveis de equipamentos. A mais barata é a Fireball que, por R$ 23.790, não traz nenhum opcional. Já a configuração Stellar custa R$ 1.200 a mais pelo fato de vir com o sissy bar, uma espécie de apoio lombar para o garupa.
Já a configuração topo de linha, com pintura de duas cores e sissy bar, custa R$ 25.790.
Motor: 349 cilindradas;
Câmbio: manual, cinco marchas;
Potência: 20,4 cv;
Torque: 2,7 kgfm.
4. Royal Enfield Classic 350: R$ 22.890 (com frete incluso)
A Royal Enfield Classic também tem motor de 350 cilindradas e parte de R$ 22.890
Divulgação | Royal Enfield
Outra motocicleta da Royal que carrega o motor de 350cc é a Classic, que conta com muitos elementos cromados para resgatar o apelo visual das primeiras custom.
Inspirada nas motos do pós-guerra, a Classic carrega muito do DNA das motos de 1950 denominadas Bobber, que surgiram na época em que os soldados utilizavam essas motocicletas após voltarem da Segunda Guerra Mundial.
A Classic 350 tem, como opcional, pinturas que remetem a motocicletas utilizadas em batalhas. (veja acima)
O que identifica uma Bobber é justamente o banco curto somente para o piloto. Assim, quem optar pela Royal Enfield Classic, terá que se contentar com uma motocicleta que não permite carregar um acompanhante.
Ela é a 350 da Royal que mais tem opções de pintura e preços:
Classic 350 Halcyon: R$ 22.890
Classic 350 Signals: R$ 23.190
Classic 350 Gunmetal: R$ 23.990
Classic 350 Dark Stealth Black: R$ 23.990
Classic 350 Chrome: R$ 25.290
O conjunto mecânico é o mesmo da Meteor e da Hunter, que veremos na sequência.
Motor: 349 cilindradas;
Câmbio: manual, cinco marchas;
Potência: 20,4 cv;
Torque: 2,7 kgfm.
3. Royal Enfield Hunter 350: R$ 19.990
Hunter 350 é a Royal Enfield mais barata do mercado. A custom custa a partir de R$ 19.990
Divulgação | Royal Enfield
A opção mais acessível da marca indiana que monta suas motos em Manaus, é a Hunter 350. Com a mesma configuração mecânica das demais, ela conta com o preço mais baixo por não oferecer tantos opcionais como a Meteor.
É possível escolher apenas a cor, que pode fazer o preço variar em R$ 2.000 para a versão Rebel. A mais em conta, Dapper, tem acabamento ligeiramente mais simples, mas longe de ser feio.
E não é por ser mais em conta que ela não traz um item importante de segurança, pelo contrário. A custom mais em conta da Royal também tem freio ABS nas duas rodas.
Motor: 349 cilindradas;
Câmbio: manual, cinco marchas;
Potência: 20,4 cv;
Torque: 2,7 kgfm.
2. Haojue Master Ride 150: R$ 17.618
A Haojue Master Ride 150 é a segunda custom mais barata do Brasil
Divulgação | Haojue
A segunda custom mais em conta do país tem as características do segmento: assento baixo, com apenas 72 cm em relação ao solo, banco grande e com sissy bar, além de alforjes laterais, a única a moto a vir com esses equipamentos por esse valor.
Contudo, o que deixa a desejar é seu motor de 150 cilindradas que entrega baixa potência e torque insuficientes para desfrutar com segurança de viagens longas. Mas a fabricante não dispõe de propulsores adequados para as motos deste segmento, pois sua moto com maior cilindrada à venda no Brasil é a DR, que tem apenas 160 cilindradas.
Motor: 149 cilindradas;
Câmbio: manual, cinco marchas;
Potência: 12,1 cv;
Torque: 1,1 kgfm.
1. Haojue Chopper Road 150: R$ 14.580
A custom mais em conta do país, a Haojue Chopper Road, custa R$ 14.580
Divulgação | Haojue
Se a Haojue pensou exclusivamente no preço, acertou. A marca detém também a primeira colocação entre as custom mais acessíveis do Brasil.
Apesar do visual, é bom ligar o alerta para pegar rodovias, pois a Chopper Road tem ainda menos potência que a Master Ride. E, apesar do nome, a Chopper Road não é uma Chopper como deveria.
Essa nomenclatura costuma caracterizar motos que tem a garfos (suspensão dianteira) bastante alongada e guidão posicionado no alto, o contrário do que vemos no modelo da Haojue.
Motor: 149 cilindradas;
Câmbio: manual, cinco marchas;
Potência: 11,2 cv;
Torque: 1,1 kgfm.
Honda NXR 160 Bros: conheça a nova trail e veja o teste do g1
Comparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV
Fonte da Máteria: g1.globo.com