Scooters e cubs são ideais para cidades, com baixo consumo de combustível, espaço para mochila e câmbio automático ou semiautomático. Scooters e cubs mais baratas do Brasil
g1
O mercado de compra e venda de motos segue bastante acelerado no Brasil, com previsão de ultrapassar a marca de 1,8 milhão de unidades emplacadas em 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Os modelos mais econômicos representam a maior parte deste número. Conforme a federação, as scooters e cubs são a segunda categoria mais procurada no país, com 35,26% das vendas de janeiro e setembro de 2024.
Elas só perdem das city (como Honda CG e Yamaha a YBR), que têm 40,53% das vendas. E estão muito à frente das trail (como Honda Bros e Yamaha XTZ).
Para ajudar na procura de iniciantes no mundo das motos ou quem procura por um modelo perfeito para as cidades, o g1 listou as cinco scooters e cubs mais baratas à venda no Brasil.
Todas seguem à risca o modelo abaixo:
👞 Carenagem frontal para proteger o sapato;
⚖️ Menor peso;
🎒 Espaço sob o banco para compras ou até mochilas (com exceção da Honda Pop 110i);
🛵 Maior facilidade na hora de pilotar em grandes centros;
⛽ Baixo consumo de combustível;
🛞 Rodas maiores nos modelos cub;
⚙️ Câmbio automático do tipo CVT nas scooters.
Veja abaixo as imagens e preços.
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5. Honda Elite 125: R$ 12.966
Honda Elite 125
Motor: OHC, monocilíndrico 4 tempos com 123,9 cc
Potência: 8,2 cv a 6.250 rpm
Torque: 1,06 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: automática (CVT)
Partida: Elétrica
Combustível: Gasolina
De nossa lista, o modelo mais caro é o único representando as scooters propriamente ditas. A Honda Elite 125 entrega a posição de pilotagem totalmente sentada, com as pernas juntas na parte interna e protegidas de vento ou detritos da rua.
Ela tem porta-objetos frontal, mas deixa de lado a porta USB presente na Biz. Por outro lado, na Elite já são encontrados freio combinado (CBS), freio de estacionamento e sistema que desliga a moto após 3 segundos sem aceleração.
Chamado de “idling stop”, esse sistema permite reduzir a emissão de poluentes, além de entregar maior economia de combustível. Ele só é ativado quando o motor alcança certa temperatura, religando o conjunto motriz de forma automática assim que o acelerador é utilizado.
4. Honda Biz 125 ES: R$ 12.000
Honda Biz 125
Motor: OHC, monocilíndrico 4 tempos com 123,9 cc;
Potência: 9,53 cv a 7.500 rpm;
Torque: 1,03 kgfm a 6.000 rpm;
Câmbio: semiautomático de 4 velocidades;
Partida: Elétrica;
Combustível: Flex.
A Honda Biz 125 ES é a cub flex mais barata do Brasil.
O modelo substituiu recentemente a versão 110, e traz alguns confortos importantes para o uso urbano, como porta USB-C logo abaixo do guidão, painel digital, porta-objetos na parte frontal e gancho retrátil para sacolas. Sob o banco, a Biz 125 oferece espaço para um capacete ou uma mochila.
A Biz é a scooter ou cub mais vendida do Brasil, com 213.054 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2024 e representando 42,88% do segmento. A liderança dela é tão folgada, que suas vendas são 73% superiores à segunda colocada — a Honda Pop 110i, que emplacou 122.703 unidades.
3. Shineray Rio 125 EFI: R$ 11.590
Shineray Rio 125 EFI
Motor: OHC, monocilíndrico 4 tempos com 123,67 cc;
Potência: 8 cv a 8.000 rpm;
Torque: 0,917 kgfm a 6.000 rpm;
Câmbio: semiautomático de 4 velocidades;
Partida: Elétrica;
Combustível: Gasolina.
A Shineray Rio 125 EFI é muito semelhante ao que oferece a Jet 125 SS (que vem a seguir), mas com injeção eletrônica. As motos compartilham muitos pontos, como painel digital, baú sob o assento com espaço para um capacete e que oferece tomada USB, além do próprio visual de cub, sem plataforma para apoiar os pés e pilotar com as pernas juntas.
As maiores diferenças estão na presença de luzes de rodagem diurnas (DRL), setas em LED e visual mais agressivo, com ângulos mais retos para a carenagem da Rio 125 EFI. Por fim, o visual da Rio entrega maior modernidade.
2. Shineray Jet 125 SS: R$ 10.090
Shineray Jet 125 SS
Motor: OHC, monocilíndrico 4 tempos com 123,67 cc;
Potência: 7,2 cv a 7.500 rpm;
Torque: 0,816 kgfm a 6.000 rpm;
Câmbio: semiautomático de 4 velocidades;
Partida: Elétrica e pedal;
Combustível: Gasolina.
A Shineray Jet 125 SS é o modelo cub mais barato do Brasil quando você busca uma moto com baú sob o assento. O local comporta um capacete e ainda oferece uma porta USB para recarga de celular ou outros aparelhos.
Mesmo no pódio das motos mais baratas do Brasil, o painel da Jet 125 SS é totalmente digital. Nele são exibidos o velocímetro, conta-giros, odômetro, nível de combustível, tensão da bateria e até a marcha engatada.
1. Honda Pop 110i ES: R$ 9.690
Honda Pop 110i ES
Motor: OHC, monocilíndrico 4 tempos com 109,5 cc;
Potência: 8,43 cv a 7.250 rpm;
Torque: 0,945 kgfm a 5.000 rpm;
Câmbio: semiautomático de 4 velocidades;
Partida: Elétrica;
Combustível: Gasolina.
A moto cub mais barata do Brasil, quando você considera apenas modelos acima de 50 cilindradas, é a Honda Pop 110i ES. Ela continua sendo a porta de entrada da marca japonesa e passou recentemente por mudanças importantes, como a introdução de partida elétrica, injeção eletrônica e adoção de câmbio semiautomático. Ele é o mesmo presente na Biz.
Além do preço baixo, o maior chamariz da Honda Pop 110i ES é a economia de combustível. A Honda afirma que este modelo alcança os 49,1 km/l.
No ranking das scooters e cubs mais vendidas do Brasil, a Pop 110 aparece em segundo lugar com 122.703 unidades emplacadas entre janeiro e setembro deste ano. O topo do pódio é da “prima” Biz, também da Honda.
Fonte da Máteria: g1.globo.com